Seguidores

terça-feira, maio 24, 2011

A educação começa no ventre...


Estou reproduzindo na íntegra um texto que foi escolhido como tema em uma reunião de pais numa determinada escola, claro que para isso foram tomados alguns cuidados já que não se pode citar denominações de religiões em repartições públicas porque existem várias delas e é preciso respeitar a forma de governo e as leis da constituição que são laicas, as leis não seguem religiões, porém dá a liberdade para a população seguir desde que respeitem os limites legais.
Foram dados os devidos créditos, o autor é Wellington Babo, e foi tirada do site: http://www.omensageiro.com.br/artigos/artigo-226.htm



A jovem, um tanto afoita, adentrou a sala da benevolente diretora, e com voz emocionada, suplicou:

- Meu filho já conta 1 ano, quando devo começar a educá-lo?
A educadora, com ternura no olhar e firmeza na voz, respondeu:
- Corra o mais depressa possível a educá-lo, porquanto você já perdeu 21 preciosos meses.
- Ora, como 21 meses? O garoto só conta 1 ano, ou seja 12 meses. Disse a jovem.
- Ah, minha filha, 12 meses mais os nove que ficou em seu ventre, a educação começa no ventre, acariciando-o e dizendo: "Eu te amo, você é um anjo em minha vida.A passagem em questão é atribuída à notável Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher italiana a se tornar médica, e sem dúvida uma das maiores educadoras do século passado.
Montessori mostra que a vida não começa quando a criança sai do ventre da mãe, ensina que aquele ser pequeno e por hora indefeso que habita o ventre materno, é um espírito em evolução, trazendo uma cultura milenar e uma ânsia por prosseguir em sua trajetória de aprendizado.
Quando a criatura é querida, desejada, esperada pelos pais, quando a mãe e os familiares acariciam o ventre em gesto de afeto, mostrando que aquele ser será bem vindo, estimulado e amado, a educação já começou a ser ministrada.
Impossível educar sem amor, impossível transmitir valores sem as ferramentas do afeto!
Interessante ressaltar que Maria Montessori e Kardec - o codificador do Espiritismo - eram dois educadores, duas figuras sintonizadas com a importância da educação na construção de uma sociedade equilibrada. Ambos educavam com amor e por amor. Por isso salientavam a necessidade de uma educação com bases estreitas, iniciada em família, e, após, expandida à sociedade.
Outro ponto importante de Montessori e Kardec: Montessori dizia que é fundamental educar o recém nascido transmitindo-lhe hábitos saudáveis, ensinando a pequena criatura que há a hora de evacuar, dormir, se alimentar, ensina ter hábitos saudáveis.
Educação e amor são duas usinas de criação de hábitos saudáveis. E uma sociedade equilibrada, sem desníveis sociais, sem fome e violência, sem corrupção e desrespeito, é feita de cidadãos educados e com hábitos saudáveis.
Hoje em grande parte das famílias a situação se inverteu: pais desconectados com a importância da educação a transferiram para a escola, confundindo educação com informação. Crianças que crescem sem as bases amorosas da família, ou seja, sem hábitos saudáveis, têm mais facilidades de se complicar nas provações existenciais. Lembro de abastada família que delegou toda a educação de seus filhos à escola. A concepção dos pais girava em torno do restrito universo materialista a considerar: "Pago bem, meu filho deve ser bem educado!" Contudo, não obstante ao esforço e capacitação dos professores do renomado colégio, o filho cresceu sem as bases amorosas da família. O pai não lhe fazia um afago, porquanto sempre às voltas com negócios. A mãe também não tinha tempo para o filho, porquanto escrava era das reuniões sociais.
O resultado foi desastroso: um jovem carente que acabou suicidando-se aos 20 anos ao ver o término de seu primeiro namoro. Faltou a esse jovem referências familiares que o despertassem aos valores da espiritualidade. Dialogar com os filhos sobre a vida e morte, mostrar que estamos aqui apenas de passagem, ensinando a transitoriedade de nossa existência terrena, também faz parte da educação que deve ser ministrada às crianças. Conversar sobre essas questões, filosofar em torno dos objetivos da jornada terrena é uma das formas de criar hábitos saudáveis, contudo, como afirma Montessori: fundamental é amar; porquanto a educação que cria hábitos saudáveis e indivíduos melhores se faz com amor, muito amor, desde o ventre materno.
Pensemos nisso...
Wellington Babo

Maria Montessori era uma educadora italiana, nasceu em 1870 e morreu em 1952. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a dedicar-se às crianças especiais, na clínica da universidade de Roma. Nessa época, Séguin era muito conhecido pelas suas idéias relacionadas ao tratamento e à educação dos anormais. Montessori utilizou as idéias de Séguin como ponto de partida para o seu próprio trabalho. Fez viagens de estudo à França e a Inglaterra.

12 comentários:

  1. Dora

    Dora

    Entendo bem a Mestra dizendo á sua Aluna que deveria correr para educar o seu Filho de um Ano.
    Espantada e perplexa que o seu Filho apenas tinha um Ano de Vida... cá fora.
    Tudo isto faz lembrar a falta de carinho e atenção das Famílias (como se diz).
    Depois, fica-se espantado(a) com a resposta simples do Menino que apenas queria ser TV (receptor); porque se o fosse, o seu Pai e a sua Mãe, ficavam algum tempo olhando para ele.
    Apenas desejava um simples olhar!...

    Lição de que, antes da concepção, se deve saber o que é ser Pai/Mãe. Para tal, é necessário tê-los. Onde estão? Onde estavam?

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  2. Dora minha amiga querida que maravilhosa lição
    perfeita, um texto lindo,com um conteudo incrivel
    que devemos ler com carinho e guardar no coração para nunca esquecer,é uma oração de amor,nos alertando para o cuidado que se deve ter para com um filho uma criança,des de o ventre materno
    parabens por esta pérola,compartilhada com os amigos,,,bjs marlene

    ResponderExcluir
  3. Dora querida

    Lendo esse texto tive a sensacao que tudo que faco pelas minhas filhas ainda é muito pouco.
    Maravilhos, bem escrito e verdadeiro. O texto é lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo.Sabes que li cedo, assim que postaste e o blog não estava aceitando comentários( jhohe foi assim com muita gente)...

    Gostei muito e é tão importante!!!

    um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Montessori é fantástica. Digo É, porque suas ideias ainda são atuais e dignas de serem lidas e aplicadas.


    beijos

    +.*_/\_ .*. * . + . * . * . * . + . * . * .* . + . * . * . +
    . * >,"< * Amigo(a)s são “.*.* . * . * . * .* . + . * . * . + . * . * .
    * , + .*... + . * . * . + . * . * . + . * . * . * * . + . * . * . + . * .
    + . * . * . + _/\_. * . * .. + . * . * . * . * .* . + . * . *
    * . * . + . * >,"< . como estrelas brilhantes do céu*
    . + . * . * . + . * . * . + . * .* . + . * . * . + . * . * . + . *
    . * . + . * .* . + . * . * . + . * . * . + . * .+ * . +. +. + . * . * .
    *.Cada um tem seu brilho e seu valor! * . + . * . * . + . * . * . + .
    * .* . + . * . * . + . * . * . + . * .* . + . * . * . + . * . * .
    . * . * . + . * .* . + . * . * . + . * . * . +. * . * . + . * .* . + . * . * . + . * . *
    . * . * . + . * .* . + . * . * . + . * . * . +. * . * . + . * .* . + . * . * . + . * . * . +
    . * . * . + . * .* . + . * . * . + . * . * . +. * . * . + . * .* . + . * . * .

    . * . * . + . * .* . + . * . * . + . * . * . +
    continue com seu brilho sempre!

    ResponderExcluir
  6. Querida Dora Regina!
    Como é importante este teu tema! Tenho muita pena de não poder ser lido por todas as mães! Concordo com tudo o que dizes, pois hoje as mães não querem mais educar seus filhos, penssando e optando, tal como diziias, em escolas. Mas escola não educa, pois a educação se colhe no ambiente familiar. Ser professor hoje em dia é muito complicado, visto que as crianças não tem educação e o professor se ve perdido para ensinar (informar como dizias). Adorei este alerta. Só mesmo de ti, pois teu coração e mente são bem equilibrados, graças a Deus, podes te regozijar por isso.

    Um beijo bem grande em teu coração precioso.

    PSTA
    José Sousa

    ResponderExcluir
  7. Olá Dora Regina,
    Seu texto é fantástico! Nos mostra o grande comprometimento e responsabilidade que os pais têm com a criança desde sua estada no ventre materno. Acariciar, conversar, fazer-se presente são maneiras fundamentais de termos contato ainda com o bebê em seu ninho interno de amor.
    Linda mensagem! Amei,
    Convido-a a conhecer meu blog, tomar um chazinho comigo e, se gostar,seguir-me e deixar um comentário em meu post. Espero-a, querida.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  8. passei por aqui! parece que meus comentarios voltaram!

    ResponderExcluir
  9. Fantástico este texto. Realmente a educação começa no ventre e sem dúvida alguma, educar passa pelo amar...não basta a formalidade, é preciso contato, carinho e especialmente exemplos dos pais, para a formação de um ser humano.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Sem comentários seu texto é exemplar para todos nós amiga querida .Um beijo carinhoso,Evanir.
    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga

    Passando para agradecer seu comentário fofo no Blog Vejo Vozes e te convidar para ver o vídeo sobre vida de modelo feito por nossas alunas surdas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Dora,
    Meu carinho e abraço pra você!
    Um texto excelente para a Educação Infantil e não somente.A autora vanguardista numa época em que liberdade era ditada pelas mãos da opressão.Vejam também se puderem o filme autobiográfico dela e tenho certeza que como eu também se emocionarão...
    'Maria Montessori,uma vida dedicada às crianças"

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.