Seguidores

terça-feira, novembro 30, 2010

A paz nasce na família...


Você já se deu conta de que as guerras, tanto quando a violência, nas suas múltiplas faces, nascem dentro dos lares?
Em tese, é no lar que aprendemos a ser violentos ou pacíficos, viciosos ou virtuosos.Sim, porque quando o filho chega contando que um colega lhe bateu, os pais logo mandam que ele também bata no agressor.
Muitos pais ainda fazem mais, dizendo: "filho meu não traz desaforo para casa"; "se apanhar na rua, apanha em casa outra vez"!
Se o filho se queixa que alguém lhe xingou com palavrões, logo recebe a receita do revide: "faça o mesmo com ele". "vingue-se", "não deixe por menos".
Quando o amiguinho pega o brinquedo do filho, os pais intercedem dizendo: "tire dele, você é mais forte", "não seja bobo"!Essas atitudes são muito comuns, e os filhos que crescem ouvindo essas máximas, só não aprendem a lição se tiverem alguma deficiência mental, ou se forem espíritos superiores, o que é raro na terra.
O que geralmente acontece é que aprendem a lição e se tornam cidadãos agressivos, orgulhosos, vingativos e violentos. Ingredientes perfeitos para fomentar guerras e outros tipos de violências.
Se, ao contrário, os pais orientassem o filho com conselhos sábios, como: perdoe, tolere, compartilhe, ajude, colabore, esqueça a ofensa, não passe recibo para a agressividade, os filhos certamente cresceriam alimentando outra disposição íntima.
Seriam cidadãos capazes de lidar com as próprias emoções e dariam outro colorido à sociedade da qual fazem parte.
Formariam uma sociedade pacífica, pois quando uma pessoa age diante de uma agressão, ao invés de reagir, a violência não se espalha.
A paz só será uma realidade, quando os homens forem pacíficos, e isso só acontecerá investindo-se na educação da infância.
Os pais talvez não tenham se dado conta disso, mas a maioria dos vícios também são adquiridos portas à dentro dos lares.
É o pai incentivando o filho a beber, a fumar, a se prostituir, das mais variadas formas.
É a mãe vestindo a filha com roupas que despertam a sensualidade, a vaidade, a leviandade.
Meninas, desde os três anos, já estão vestidas como se fossem moças, com roupas e maquiagens que as mães fazem questão de lhes dar.
Isso tudo fará diferença mais tarde, quando esses meninos e meninas estiverem ocupando suas posições de cidadãos na sociedade.
Então veremos o político agredindo o colega em frente às câmeras, medindo forças e perdendo a compostura.
Veremos a mulher vulgarizada, desvalorizada, exibindo o corpo para ser popular.
Lamentavelmente muitos pais ainda não acordaram para essa realidade e continuam semeando sementes de violência e vícios no reduto do lar, que deveria ser um santuário de bênçãos.
Já é hora de pensar com mais seriedade a esse respeito e tomar atitudes para mudar essa triste realidade.
É hora de compreender que se quisermos construir um mundo melhor, os alicerces dessa construção devem ter suas bases firmes no lar.

Equipe de Redação do site www.momento.com.br, com base em seminário proferido por Raul Teixeira, no VI SIMPÓSIO PARANAENSE DE ESPIRITISMO, no dia 27/05/03, e no cap. 61 do livro Pão Nosso, ed. F

15 comentários:

  1. Realmente, isso é bem verdade...Nas casas e lares devem começar as noções e depois, pora vida!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. OI,amiga
    "Em tese, é no lar que aprendemos a ser violentos ou pacíficos, viciosos ou virtuosos".
    Concordo plenamente!!!
    No meu não tínhamos violência alguma... nem sombra...
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  3. Olá! vim retribuir a sua visita ao meu cantinho, que se alegra muito quando você por lá passa.
    Também vim pra dizer que concordo plenamente com o assunto abordado hoje. Realmente precisamos dar o exemplo em casa.
    Pois a família é a base de tudo.

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Dora, a boa educação, o respeito, o amor e o carinho vem de casa. Se não temos um bom exemplo dentro da própria, como poderemos ser cidadões honestos, bons e gentis?

    Beijos e viva dezembro!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dora!
    Eu também acho, que de pequenino, é que se torce o pepino, e de casa que vem a formação para o mal ou para o bem. Eu tenho uma experiência de vida que vai um bocadinho contra o seu texto,os meus pais sempre me ensinaram tudo de bom, eu fui para a escola e comecei a levar porrada, de um puto alguns meses mais velho do que eu, bateu-me uma, duas, três vezes, à quarta vez vinha-me bater e foi ele quem levou, a partir daí nunca mais me tocou nem eu nele, ainda hoje somos amigos, e já se passaram mais de cinquenta anos.

    Um beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  6. Já reza o ditado, "casa de pais escola de filhos"
    É em casa que têm que começar os bons exemplos e portanto dentro de casa que começa a boa educação

    ResponderExcluir
  7. Querida Dora!
    Tudo isto, que está nesta postagem, é toda a verdade! Sem somba de dúvida, é a partir do lár que os flhos partem para os maus ou bons costumes!

    Parabéns pelo tema.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Grande e querido Raul Teixeira!!!!Parabéns pela blogada.Bjkssssssss

    ResponderExcluir
  9. E é bom lembrar:

    O Natal está à porta!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, com toda certeza este texto nos traz grandes verdades... cultivemos a paz dentro de cada um de nós, sejamos exemplo para nossos filhos e por onde formos...vamos semear harmonia e amor... isso vale a pena...
    Tenha um ótimo dia amiga...beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Amiga Dora estou totalmente de acordo. É na nossa casa que tudo tem de começar, somos nos pais, que devemos ajudar os nossos filhos a crescer com principios. O exemplo tem sempre de partir do lar, pois essa é a base de todos nós.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga voltei pois quero agradecer o ter-se juntado a mim na comemoração do aniversário do meu marido. Amigo, é aquela pessoa que nos apoia nos momentos bons e menos bons da vida, independentemente de estar perto ou longe de nós. OBRIGADO por me acompanhar na minha caminhada pela vida.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto! Como é difícil construir essa consciência em nosso mundo de valores tão equivocados! Nem por isso temos que desistir de plantar essa semente.grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Educação e valores se aprende com a família!
    Dinda querida!
    Depois do susto de os meus blogs todos terem desaparecido, vim te visitar e te contar meus desejos de Natal:
    Um Desejo de Natal
    Iraima Bagni
    (*Laur@)


    Papai Noel neste Natal eu desejo que a "Paz e a Harmonia" encontre moradia em todos os corações.

    Que a Esperança seja um sentimento constante em cada ser que habita este planeta.

    Desejo que o Amor e a Amizade prevaleça acima de todas as coisas materiais.

    Que as Tristezas ou Mágoas, sejam banidas dos corações,
    dando lugar apenas ao Carinho.

    Que a "Dor do Amor", encontre o remédio em outro Amor.

    Que a "Dor Física", seja amenizada e que Deus esteja ao lado de todos, dando muita força, fé e resignação.

    Que a Solidão seja Extinta, e no seu lugar se instale
    a Amizade Verdadeira, e o Companheirismo.

    Que as pessoas procurem olhar mais a sua "Volta", e não tanto para "Si" mesma.

    Que a Humildade e o Respeito residam na Alma e no Coração de todos. "Que saibamos Amar e Respeitar o Próximo como a nós mesmos".

    Desejo também que meu pedido se realize não só neste Natal,
    mas em todos os dias de nossas vidas!

    Beijocas, muitas!

    Sônia Silvino's Blogs: varios temas & um só coração!

    ResponderExcluir
  15. Olá Dora, como vai? Perfeito seu post e providencial. A família , atualmente, está vindo em segundo lugar.

    Defendo com unhas e dentes o papel da família, que é importantíssimo, imprescindível, diria, para sentimentos de solidariedade e respeito ao próximo. E mais, tem que haver hierarquia. Mãe é mãe, Pai é pai, e filhos são filhos. O respeito à essa hierarquia também pesa, não é Dora ? Sem modéstia, me sinto uma mãe super realizade, feliz, mas que até hoje me imponho...ah...me imponho. E sou super liberal. ]rs]E meus filhos são os meus amigos do peito, amigos até debaixo d´água. Caramba, como falei. Tenho trabalhado muito, Dora, e ando em falta com os amigos. Ah...estou levando hoje seu blog outra vez. Seu blog quando era acrescentado à minha lista de preferidos, surgia uma msg dizendo que seu html não seria atualizado, vamos ver hoje se consigo. Gente, que coisa mais linda essa sua assinatura, Dora. Muito fofa. :) Parabéns pelo bom gosto.

    Um beijo e obrigada pelo carinho não só com a avó :), como também com a Ticia .:)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.