Seguidores

domingo, outubro 31, 2010

Quem não sabe perder, perde sempre

Recebi, esse texto da "Comunidade Transforme em jardins", achei excelente e estou partilhando com vocês...


Nem sempre as coisas são como queremos e idealizamos, e é bom que isso seja assim, pois nem sempre o que queremos é o melhor para nós. Toda existência humana é marcada pela “condição de contradição”, ou seja, pela fraqueza, pecado e, consequentemente, pela queda.

Perder faz parte da vida e aceitar a própria condição limitada é sinal de sabedoria. É horrível conviver com alguém que crê ser absoluto e acredita que todos têm o dever de satisfazer suas vontades.

Há muitos pais que estragam seus filhos, porque não lhes ensinam que o “não” também faz crescer, e que a queda pode também ensinar. Há filhos que não aprendem, em casa, que na vida nós também perdemos. Precisamos aprender a lidar com nossos fracassos.

Muitos não suportam os fracassos próprios da vida, porque foram educados somente para ganhar.

Para superarmos as quedas impostas pela vida precisamos ter a humildade de saber perder.

As pessoas não são obrigadas a ser e a fazer o que queremos; elas não são obrigadas a corresponder às nossas expectativas.

A maturidade se expressa quando o coração consegue deixar livre um outro coração que não quis pertencer a ele nem corresponder a seus desejos.

O fato de sermos contrariados é uma experiência que nos faz mais fortes, pois, compreendemos que nossa maneira de pensar não é a única nem a melhor, e que não estamos sempre certos. Precisamos saber perder e sair de cena quando erramos, quando não estamos com a razão.

Perfeição não significa ausência de erro, mas capacidade de perdoar e recomeçar sempre. Não temos a obrigação de acertar sempre, mas temos sim o dever de aprender com nossos erros. Quem não sabe perder perde sempre, pois acaba sendo humilhado pelo fato de não aceitar a própria fraqueza; querendo, assim, ser o que não é e fazer o que ainda não é capaz.

Quem não sabe perder busca sempre levar vantagem sobre tudo e todos, tornando-se alguém insuportável e arrogante.

A humildade é escola da virtude, e grandeza é aceitar com ternura aquilo que se é.

A vida não diz sempre "sim", e a alma se torna grande quando é capaz de sorrir também diante do “não”. Aceitar que nem todos nos amam, que não somos bons nem os melhores em tudo, são expressões de um coração que compreendeu verdadeiramente o que significa “viver bem”. A derrota é sempre uma possibilidade de recomeço e crescimento para quem sabe bem aproveitá-la. Que esta não seja para nós motivo de paralisia, mas um trampolim a nos lançar nos braços da vitória.

17 comentários:

  1. Ah Dora como eu preciso mandar as pessoas que acham que eu não posso errar, que tenho que ser perfeita, lerem e relerem este texto.
    "A derrota é sempre uma possibilidade de recomeço e crescimento para quem sabe bem aproveitá-la. Que esta não seja para nós motivo de paralisia, mas um trampolim a nos lançar nos braços da vitória".
    Muito bom este texto.
    Obrigada por compartilhar.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Oi, minha linda
    "Perfeição não significa ausência de erro, mas capacidade de perdoar e recomeçar sempre"...
    Estou sempre na expectativa (Esperança) de dias melhores com mais perdão e paz...
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjs de carinho,amiga.

    ResponderExcluir
  3. Nem mais! Lembro de quando era criança e jogava damas com meu pai. Meu pai, habitualmente, sempre ganhava. Certa vez, disse-lhe: "Puxa vida, pai, ainda sou criança. Podia facilitar para que eu ganhasse."
    Nunca esqueci a resposta dele:
    "De jeito nenhum, por dois motivos:
    1º- Sempre que ganhares, terás a certeza que foi por teu merecimento, que a vitória foi justa.
    2º- Aprende que, na vida, nada é fácil."
    Como ele tinha razão!

    ResponderExcluir
  4. Que texto fantástico, Dora!!!Mas que aprendizado difícil para o ser humano!Costuma-se projetar muito das histórias pessoais e se perde grandes oportunidades de aprender. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Talvez perder seja ganhar por outro ponto de vista, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso texto... saber aceitar a vida, as situações, os sim e o não que a vida nos coloca é crescimento e maturidade... e cabe a todos nós aprendermos a desenvolver...
    Ótima semana amiga...
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Dora,gostei tanto do seu texto!Realmente nunca queremos que nossos filhos sofram e colocamos a mão por baixo em cada queda e aí é que mora o perigo,pois não aprendem a superar as dificuldades,porque a vida nem sempre são flores...linda e tocante msg!Obrigada por colocar meu link por aqui!Escolhi um dos seus para postar no Recanto tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Querida!
    Sem sombra de dúvida, a vida me ensinou que "O perder também é ganhar". Sembre dei a mão á palmatória, e, foi isso, que fe de mim, hoje, o homem humilde que sou. Para mim, um "NÃO" é tão necessário como um sim. Para mim, uma critica "negativa" é tão importante como uma critica "positiva". É, e será sempre, o "SIM" e o "NÃO" que me dão auto-estima.

    Com um doce bj e mtas saudades.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, Dinda!
    Amei os comentários também: destaque para a Rosa!
    Beijocas, muitas, minha querida amiga!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito deste texto que me fez pensar em várias coisas... Realmente o que queremos, ás vezes, não é o melhor para nós... E com o tempo poderemos constatar isso...
    Beijo amigo
    Graça

    ResponderExcluir
  11. Certas perdas é ganho, beijos Dora.

    E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação"

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dora!
    Passei para conhecer seu cantinho...
    Muito bom este texto, é mto importante sabermos perder e também ensinar nossos filhos a lidar com a perda...afinal na vida ainda há mto o que passar.
    bjos e que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Temos que saber lidar com as perdas...Saber ganhar e perder faz parte do nosso aprendizado.

    Lindo e importane esse texto.beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  14. Olá Dora, tudo bem? Quanto tempo...Belíssimo, seu post. E verdadeiro. Penso que no curso da nossa existência precisamos aprender a lidar com todos os tipos de perdas e ganhos. É difícil ? Sem dúvida, é. Cada um em seu caminho, com suas singularidades, e não esquecendo, principalmente, de percorrer as veredas da humildade,tudo se acertará.

    Um beijo e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  15. Excelente blogada amiga.Parabéns!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dora!

    Às vezes é preciso perder, para se ganhar defesas para não voltar perder, e à outras perdas na nossa vida, que não há nada a fazer.

    beijinho,
    José.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.