Nem sempre as coisas são como queremos e idealizamos, e é bom que isso seja assim, pois nem sempre o que queremos é o melhor para nós. Toda existência humana é marcada pela “condição de contradição”, ou seja, pela fraqueza, pecado e, consequentemente, pela queda.
Perder faz parte da vida e aceitar a própria condição limitada é sinal de sabedoria. É horrível conviver com alguém que crê ser absoluto e acredita que todos têm o dever de satisfazer suas vontades.
Há muitos pais que estragam seus filhos, porque não lhes ensinam que o “não” também faz crescer, e que a queda pode também ensinar. Há filhos que não aprendem, em casa, que na vida nós também perdemos. Precisamos aprender a lidar com nossos fracassos.
Muitos não suportam os fracassos próprios da vida, porque foram educados somente para ganhar.
Para superarmos as quedas impostas pela vida precisamos ter a humildade de saber perder.
As pessoas não são obrigadas a ser e a fazer o que queremos; elas não são obrigadas a corresponder às nossas expectativas.
A maturidade se expressa quando o coração consegue deixar livre um outro coração que não quis pertencer a ele nem corresponder a seus desejos.
O fato de sermos contrariados é uma experiência que nos faz mais fortes, pois, compreendemos que nossa maneira de pensar não é a única nem a melhor, e que não estamos sempre certos. Precisamos saber perder e sair de cena quando erramos, quando não estamos com a razão.
Perfeição não significa ausência de erro, mas capacidade de perdoar e recomeçar sempre. Não temos a obrigação de acertar sempre, mas temos sim o dever de aprender com nossos erros. Quem não sabe perder perde sempre, pois acaba sendo humilhado pelo fato de não aceitar a própria fraqueza; querendo, assim, ser o que não é e fazer o que ainda não é capaz.
Quem não sabe perder busca sempre levar vantagem sobre tudo e todos, tornando-se alguém insuportável e arrogante.
A humildade é escola da virtude, e grandeza é aceitar com ternura aquilo que se é.
A vida não diz sempre "sim", e a alma se torna grande quando é capaz de sorrir também diante do “não”. Aceitar que nem todos nos amam, que não somos bons nem os melhores em tudo, são expressões de um coração que compreendeu verdadeiramente o que significa “viver bem”. A derrota é sempre uma possibilidade de recomeço e crescimento para quem sabe bem aproveitá-la. Que esta não seja para nós motivo de paralisia, mas um trampolim a nos lançar nos braços da vitória.
Ah Dora como eu preciso mandar as pessoas que acham que eu não posso errar, que tenho que ser perfeita, lerem e relerem este texto.
ResponderExcluir"A derrota é sempre uma possibilidade de recomeço e crescimento para quem sabe bem aproveitá-la. Que esta não seja para nós motivo de paralisia, mas um trampolim a nos lançar nos braços da vitória".
Muito bom este texto.
Obrigada por compartilhar.
Bjs no coração!
Nilce
Oi, minha linda
ResponderExcluir"Perfeição não significa ausência de erro, mas capacidade de perdoar e recomeçar sempre"...
Estou sempre na expectativa (Esperança) de dias melhores com mais perdão e paz...
Seja feliz e abençoada!!!
Bjs de carinho,amiga.
Nem mais! Lembro de quando era criança e jogava damas com meu pai. Meu pai, habitualmente, sempre ganhava. Certa vez, disse-lhe: "Puxa vida, pai, ainda sou criança. Podia facilitar para que eu ganhasse."
ResponderExcluirNunca esqueci a resposta dele:
"De jeito nenhum, por dois motivos:
1º- Sempre que ganhares, terás a certeza que foi por teu merecimento, que a vitória foi justa.
2º- Aprende que, na vida, nada é fácil."
Como ele tinha razão!
Que texto fantástico, Dora!!!Mas que aprendizado difícil para o ser humano!Costuma-se projetar muito das histórias pessoais e se perde grandes oportunidades de aprender. Grande abraço!
ResponderExcluirTalvez perder seja ganhar por outro ponto de vista, beijo Lisette.
ResponderExcluirMaravilhoso texto... saber aceitar a vida, as situações, os sim e o não que a vida nos coloca é crescimento e maturidade... e cabe a todos nós aprendermos a desenvolver...
ResponderExcluirÓtima semana amiga...
Beijinhos...
Valéria
Dora,gostei tanto do seu texto!Realmente nunca queremos que nossos filhos sofram e colocamos a mão por baixo em cada queda e aí é que mora o perigo,pois não aprendem a superar as dificuldades,porque a vida nem sempre são flores...linda e tocante msg!Obrigada por colocar meu link por aqui!Escolhi um dos seus para postar no Recanto tb!Bjs,
ResponderExcluirQuerida!
ResponderExcluirSem sombra de dúvida, a vida me ensinou que "O perder também é ganhar". Sembre dei a mão á palmatória, e, foi isso, que fe de mim, hoje, o homem humilde que sou. Para mim, um "NÃO" é tão necessário como um sim. Para mim, uma critica "negativa" é tão importante como uma critica "positiva". É, e será sempre, o "SIM" e o "NÃO" que me dão auto-estima.
Com um doce bj e mtas saudades.
Muito bom, Dinda!
ResponderExcluirAmei os comentários também: destaque para a Rosa!
Beijocas, muitas, minha querida amiga!
Gostei muito deste texto que me fez pensar em várias coisas... Realmente o que queremos, ás vezes, não é o melhor para nós... E com o tempo poderemos constatar isso...
ResponderExcluirBeijo amigo
Graça
Certas perdas é ganho, beijos Dora.
ResponderExcluirE, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação"
Olá, Dora!
ResponderExcluirPassei para conhecer seu cantinho...
Muito bom este texto, é mto importante sabermos perder e também ensinar nossos filhos a lidar com a perda...afinal na vida ainda há mto o que passar.
bjos e que o Senhor te abençoe.
Temos que saber lidar com as perdas...Saber ganhar e perder faz parte do nosso aprendizado.
ResponderExcluirLindo e importane esse texto.beijos,tudo de bom,chica
Olá Dora, tudo bem? Quanto tempo...Belíssimo, seu post. E verdadeiro. Penso que no curso da nossa existência precisamos aprender a lidar com todos os tipos de perdas e ganhos. É difícil ? Sem dúvida, é. Cada um em seu caminho, com suas singularidades, e não esquecendo, principalmente, de percorrer as veredas da humildade,tudo se acertará.
ResponderExcluirUm beijo e parabéns pelo post!
Excelente blogada amiga.Parabéns!!Bjs no coração.
ResponderExcluirOlá Dora!
ResponderExcluirÀs vezes é preciso perder, para se ganhar defesas para não voltar perder, e à outras perdas na nossa vida, que não há nada a fazer.
beijinho,
José.
Uma justa análise!
ResponderExcluirBeijinho