Seguidores

sexta-feira, junho 19, 2009

Qualidade tem 5S

Um sistema japonês, sintetizado em cinco palavras começadas por "S", ajuda a organizar pessoas e empresas cansadas de ver a eficiência escoar pelo ralo da desordem .

Às vezes temos a nítida sensação de que vamos afundar ao caos que nós próprios criamos ao nosso redor. Vivemos angustiante círculo vicioso alimentado por dúvidas recorrentes e nada existenciais, do tipo:

-Onde está o comprovante de pagamento da conta de energia elétrica? Será que as crianças esconderam a chave do carro? Onde guardei os recibos para anexar ao Imposto de Renda?

No trabalho o calvário se repete. Você tenta encontrar um telefone anotado num pedaço de papel, seu colega entrou de férias e leva junto a pasta com dados importantes.

Se você já passou por algumas dessas situações, precisa, com urgência implantar no seu cotidiano o programa de qualidade 5S



Esse programa vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:
Seiri - organização, utilização, liberação da área; Seiton - ordem, arrumação; Seiso - limpeza; Seiketsu - padronização, asseio, saúde; Shitsuke - disciplina, autodisciplina.


SEIRI - Organização, liberação da área
Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho ou na nossa casa.
Seu conceitro chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.


SEITON - Ordem, arrumação
É uma atividade para arrumarmos as coisas que sobraram depois do Seiri. Seu conceito chave é a simplificação. Os materiais devem ser colocados em locais de fácil acesso e de maneira que seja simples verificar quando estão fora de lugar.



SEISO - Limpeza
Nesta etapa devemos limpar a área de trabalho e também investigar as rotinas que geram sujeira, tentando modificá-las. Todos os agentes que agridem o meio-ambiente podem ser englobados como sujeira (iluminação deficiente, mal cheiro, ruídos, pouca ventilação, poeira, etc).



SEIKETSU - Padronização, asseio, saúde
Após termos cumprido as três primeiras etapas do programa 5S devemos partir para a padronização e melhoria contínua das atividades. Essa etapa exige perseverança, pois se não houver mudanças no comportamento das pessoas e nas rotinas que geram sujeira logo voltaremos a situação inicial, antes da implantação do 5S.
Assim, através do Seiketsu conseguimos manter a organização, arrumação e limpeza obtidas através dos três primeiros Ss (Seiri, Seiton, Seiso).
Além do ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, as pessoas, não querendo destoar do ambiente limpo e agradável, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pesssoais.



SHITSUKE - Disciplina ou autodisciplina
O compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definidos pelo programa 5S, define a última etapa desse programa.
Se o Shitsuke está sendo executado significa que todas as etapas do 5S estão se consolidando. Quando as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ninguém veja, significa que existe disciplina. Para que esse estágio seja atingido todas as pessoas envolvidas devem discutir e participar da elaboração de normas e procedimentos que forem adotados no programa 5S.


Pratiquem, é fantástico!! Você vai se surpreender com o resultado final!!
Aplique na sua vida pessoal. Faça um 5s em casa.

8 comentários:

  1. Dora se eu tentar fazer tudo isso ai vou me achar entre meus perdidos rsrsrsrrsr.Ai minha desorganização perde a graça rsrsrsrrs.É dicionário por cima de agenda fotos e meu note junto cds enfim se me organizar me perco.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo carinho das visitas. Tens um texto excelente aqui, é só seguir estas regrinhas, rsss
    beijo e um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Dorinha,
    Obrigada pela sua visita! Só vim te ver qdo já estava saindo da net, eu me perco neste mundo, pois as horas passam rápido qdo estamos nele; Vou voltar com calma para ler seus posts, mas já sei que vou gostar :).
    Abracos e um lindo final de semana
    Marcia (vitrinedeprata.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. "Quem não compreende um olhar,

    tão pouco compreenderá

    uma longa explicação..."

    Bom domingo

    um beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dora
    Muito obrigada pela indicação.
    Um ótimo fim de semana para vc e todos os seus!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo texto! Interessante
    Mais sobre o Programa 5S?
    acessem: www.academia5s.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Isso é muito bacana mesmo!!
    adorei.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.