Seguidores

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Carnaval de ilusões

Encontrei esse texto na net, interessante e verdadeiro, achei por bem transcrevê-lo para vocês...
O carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e que é comumente praticado em países católicos no período próximo a quaresma. Atualmente, o carnaval é marcado pela concentração de multidões nas ruas, realização de desfiles, excessos em geral, muita violência e liberalidade sexual.
O carnaval tem sido o cartão postal do Brasil no mundo todo. Uma grande quantidade de turistas visitam o Brasil nesta época, motivados pela abundante oferta de alegria. No entanto, esta imagem de sonhos maravilhosos não retrata a realidade da maioria do povo brasileiro, que vive em condições extremas de miséria e preconceito. Analisado de uma forma mais criteriosa, o carnaval representa umas das maiores contradições da realidade brasileira. Um país com milhões de pessoas felizes dançando alegremente, pessoas felizes por quatro dias e miseráveis no resto do ano.
É nesse período que algumas empresas, como as fabricantes de bebidas, aproveitam para investir pesado em campanhas, com propagandas que tentam criar na mente das pessoas a idéia do ninguém é de ninguém, do vale tudo. E as pessoas caem direitinho. Ora, no carnaval, ao que me parece, as leis continuam valendo. Os valores, a dignidade e o respeito não tiram férias nesse período.

E assim caminha a multidão, seguindo a direção das bebedeiras e do sexo fácil. Pode parecer exagero, mas carnaval para muita gente se resume a isso. É preciso aproveitar ao máximo esses três ou quatro dias de “libertação”, porque depois será inevitável cair na realidade, voltar a vidinha simples e sem perspectivas e esperar até a próxima data festiva para “voltar a viver” novamente.
Nada contra o carnaval, muito pelo contrário, até acho uma festa bonita quando desenvolvida na sua essência. Sou contra essa falsa ilusão que se cria de “vale tudo” e que resulta em envolver muitas pessoas desorientadas, que terão que encarar as conseqüências após o término da folia: gravidez indesejada, dívidas assumidas, saúde debilitada e por aí vai. A falta de espiritualidade e a falta de conhecimento direcionam muitas pessoas para esse estilo marginal de encarar a vida. Essas pessoas fazem-se de vítimas da vida, reclamando de tudo e de todos, mas em épocas de carnaval, todos os problemas parecem ir embora. Problemas que, ao término da folia, reaparecem com mais intensidade e urgência e a única saída são as lamentações.
Há muito tempo atrás, o filósofo Nietzsche observava que “o inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”. Portanto, seja amigo de você, não viva apenas em épocas de carnaval, antes disso, tente visualizar cada dia, cada minuto como sendo uma oportunidade que a vida lhe está oferecendo: fazer novas amizades, conseguir uma promoção no trabalho, estudar, se especializar em alguma área do conhecimento.
Reza a lenda que a imagem de um país é o reflexo do seu povo. Logo, se quisermos vivenciar uma nação menos corrupta, mais digna e com melhores condições de saúde e segurança, teremos que começar a dar bons exemplos. Bons exemplos que, infelizmente, é o que menos se vê em época de carnaval.

Transcrito na íntegra do site:
http://www.textolivre.com.br/livre/14470-carnaval-de-ilusoes

13 comentários:

  1. Boa tarde amiga.
    Está sumidinha.
    Ñ procure entender nada,apenas saiba q estou com muita saudades.
    Um beijo grannnnnde.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei seu post, mas a modernidade é baseada no sexo e libertinagem de álcool e drogas, publiquei um post improvisos e se você viu o número de mulheres que preferem a libertinagem sexual, e não ter filhos, os seres humanos são fracos propenso a natureza e os prazeres dos sentidos, encontrando prazeres saudáveis para substituir o álcool e sexo promíscuo Eu acho que é impossível. Imagine que você senhoras me dizem que o sexo não é feito apenas para procriação, mas para o prazer sexual. Quando ela nos dá prazer natuiraleza apenas para incentivá-los a procriar. O que aconteceria se a ter filhos teria de furar o dedo em seu ouvido exactamente os mesmos sentimentos? Ninguém teria SEX um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dora minha amiga o carnaval traz alegrias e tristezas. Pena que muitos dos foliões extrapolam. E já vi que tem gente que pensa em sexo só nessa data. Outros que passam mal financeiramente o ano inteiro e nessa época festejam depois na quarta de cinza. Comem confetes e serpentinas. Afinal o governo ajuda. Basta ver como é bom o carnaval para o bolso dos comerciantes. Mas a vida é assim e como tristeza e alegria as vezes se juntam basta ver o saldo de mortos nessas datas.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a mídia incentiva a promiscuidade e não a diversão, tipo "use camisinha..." Mas não é tempo de dançar, pular, cantar??? Ou é tempo de rifar o próprio corpo? Sei que são outros tempos, mas a coisa tá demais.
    Bjkas!!!

    ResponderExcluir
  5. Carnaval é alegria para muitos para mim é mais trabalho. Belo texto

    "... E de novo acredito que nada do que é
    importante se perde verdadeiramente
    Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas,
    dos instantes e dos outros.
    Comigo caminham todos os mortos que amei,
    todos os amigos que se afastaram,
    todos os dias felizes que se apagaram.
    Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

    Miguel Sousa Tavares

    Desejo uma linda semana.
    Abraços com carinho.

    ResponderExcluir
  6. Dora, mais uma vez te parabenizo pela bela postagem!
    Em meu ver a cada dia que se passa mais as pessoas esquecem a essência verdadeira das coisas... "Dizem que estamos num mundo moderno."
    Abraço!
    Leandro Ruiz

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga Dora Regina
    Gostei muito do seu Post, sempre muito bem selecionado por você!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Entendeu né amiga.
    Segredinho nosso e de algumas amigas ok.
    Beijokas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga, estou passando por aqui e adorei saber que você é do Rio,eu sou de Niterói de minha casa vejo sua cidade o Pão de Açúcar,o Cristo Redentor.O seu blog é lindo e de muita sensibilidade.Bjs. Zen.

    ResponderExcluir
  10. oi dora, obrigada pelo carinho vc é muito especial.

    saudades amiga desculpe estou viajando por conta do carnaval. o seu texto esta fantastisco
    sou fã de todos mas este superou total parabéns.
    otimo carnaval.
    bjos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Dora!Ótimo texto,muito bem colcado é uma pena que as pessoas se deixam levar pela mídia e percam a razão.Um beijo da Gauchinha

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga!!!
    Que bom receber uma visita sua!!!
    Amei os seus escritos,muito obrigado.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.