Seguidores

domingo, agosto 02, 2009

UM NÓ DE AFETO PARA VOCÊ!


Em uma reunião de pais numa escola de periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes também que se fizessem presentes o máximo de tempo possível… Ela entendia que embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem muito, deviam encontrar um tempinho para se dedicarem e se interagir com as crianças. Mas a diretora ficou muita surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o seu filho, nem de vê-lo durante a semana, porque quando ele levantava para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava dormindo…Quando voltava, já era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o seu filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todos as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles. A diretora emocionou-se com aquela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras das pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros. Aquele pai encontrou a sua, que era simples, mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo. Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos a principal, que é a comunicação através do sentimento.Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, que valiam para aquele filho muito mais do que presentes ou desculpas vazias, mostram isso.
É válido que nos preocupemos com as pessoas, mas é importante que elas saibam, que elas sintam isso. Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas “ouçam” a linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras. É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro. As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.

E você? … Já deu um nó afetivo hoje?
Eu já!

Desconheço autoria, reproduzido na íntegra do Portal da Família.

16 comentários:

  1. Dora

    Essa é uma mensagem muito importante. De fato essa correria louca nos leva muito vezes a nos distanciarmos das pessoas queridas, estamos cansados, preocupados, aborrecidos...., e deixamos de manifestar nosso carinho, nosso amor.

    Não é mesmo uma questão de quantidade, é de qualidade, mas devemos fazer um "esforço" para que esses momentos bons e afetuosos sejam mais frequentes.

    Um nó de afeto bem apertado para você.

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem...grande beijo e outro nó para vc.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Bond, seus comentários sempre enriquecem esse espaço.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Vieira Calado, esse nó veio de longe hein!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Ana Lucia.
    Um grande abraço e vamos dando nós por aí!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Dora você e suas mensagens que emocionam. Linda essa alias mais uma entre tantas com as quais nos brinda. De fato nossas lembranças e nossas presenças se fazem através das coisas mais simples mas que marcam. Vou citar algo pessoal eramos 12 irmão meu pai trabalhava muito e pelo numero de filhos podes ver que em todas as frentes rrsrsrsrrs. E folgava aos domingos só de 40 em 40 dias e eu saudoso procurava no guarda roupa pelo cheiro dele nas roupas. Um abraço Dora.

    ResponderExcluir
  7. Amiga Dora
    Afeto e carinho todos precisam dar e sentir. Essa foi uma grande lição!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo Antonio, levo a vida assim, transmitindo o que tenho de bom para os amigos, aliás não estou fazendo nenhum favor. Essa mensagem retrata muito bem como podemos transmitir carinho e amor para as pessoas mesmo estando distante, tenho um carinho muito grande por vocês, diria até que é uma amizade quase palpável, espero um dia ter a oportunidade de conhecê-los pessoalmente.
    Um outro abraço pra você Antonio.

    ResponderExcluir
  9. Amiga Zilda querida, essa troca de energia que trocamos aqui é indefinível e inexplicável, damos e sentimos carinho por quem não vemos.
    Vocês já fazem parte da minha vida, ainda bem que estamos quase nos conhecendo pessoalmente, aguardo esse dia.
    Um grande abraço cheio de carinho!

    ResponderExcluir
  10. Excelente e verdadeiro texto Dora.Parabéns pela postagem.Grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito que eu dê muitos nós afetivos por dia. Não conseguiria sobreviver sem esses nós.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante!
    É óptimo quando um texto nos faz reflectir.
    Cumprimentos cordiais
    VÓNY FERREIRA

    ResponderExcluir
  13. Obrigada querida zilda Santiago.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Também sou assim Rosemari, esses nós fazem bem à nosssa vida.
    Um caloroso abraço.

    ResponderExcluir
  15. Seja bem vinda Vóny Ferreira, percebo uma presença marcante de amigos portugueses aqui, fico muito feliz!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.