Seguidores

segunda-feira, maio 25, 2009

Não discutir..

Tristes daqueles que aceitam a provocação…


Um dos grandes segredos para sermos felizes é saber enfrentar os problemas com maturidade e serenidade. Se você quer ser feliz, não deixe que nada de negativo invada seu coração. Procure viver a reagir com naturalidade. É claro que vamos nos sentir magoados quando alguém nos ofender. Mas, como já sabemos, é preciso ter serenidade e maturidade diante das críticas e ofensas. Infelizmente, a maioria das pessoas acha que precisa ter sempre razão acerca de tudo. E isso também tira-lhes a paz interior, pois, sentem-se forçadas a argumentar até as últimas conseqüências. Aí está a causa de tantas brigas, discussões e contendas. Não precisamos ter sempre a última palavra. O outro também pode ter razão; talvez estejamos enganados. Talvez o outro precise de um reforço positivo, talvez também tenha necessidade de se superar. São argumentos que nos ajudam a não perdermos a paz com discussões idiotas.
Essa é uma das grandes ações que podemos e devemos experimentar. Tenho procurado realizar isso em minha vida e tenho percebido, cada vez mais, que os frutos são muito positivos. Por que vou perder tempo tentando me defender? Ora, quando uma pessoa nos acusa, ela o faz por motivos interiores. Ou a estamos incomodando ou questionando algum comportamento seu com nossa atitude. Então ela passa para a defensiva e procura nos provocar. Tristes daqueles que aceitam a provocação. Acabam se nivelando à provocação.
Para manter a paz interior é preciso muito mais que algumas pistas psicológicas. É preciso ter o coração curado. A cura interior nos revela quem somos. Mostra-nos que não precisamos provar nada a ninguém. Basta que saibamos, com humilde e serenidade, diante de Deus, e diante de nós mesmos, quem somos de fato. A cura interior nos ajuda também a mudar o que em nós precisa ser mudado.




Não se justifique...
Os amigos não precisam das suas justificativas e os inimigos não acreditam...
Entre ter razão e ser feliz...
Prefira ser feliz!

8 comentários:

  1. Yessssssssss Doríssima de Deus,pregar o amor sem fim e suas inúmeras formas de praticar,a solidariedade permanecer em cardíacos nossos sempre!

    Viva a Vida!

    ResponderExcluir
  2. É nós seres quase humanos ainda não conseguimos extirpar o egoísmo. E por isso não aceitamos provocações e ai acontecem as brigas os mal entendidos.Estou procurando me corrigir.

    ResponderExcluir
  3. Bela lição!!O não se justifique,então, é fantástico!!Bjs.

    ResponderExcluir
  4. A glória da amizade não é a mão estendida,
    nem o sorriso carinhoso,
    nem mesmo a delícia da companhia.
    É a inspiração espiritual que vem quando você
    descobre que alguém acredita e confia em você.

    (Ralph Waldo Emerson)

    Visite meu novo blogger
    UMA ILHA PARA AMAR
    http://eduardopoisl.blogspot.com/

    Um grante abraço do amigo Eduardo Poisl

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Ricardo, sua visita alegra esse espaço...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Antonio, obrigada!Estou sempre repensando e tentando ser mais paciente, às vezes não sou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Zilda, querida amiga, é uma grande verdade!!
    Um dia de luz pra você!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.