Seguidores

quarta-feira, setembro 14, 2011

Blogagem Coletiva - Todos contra a Dengue

Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva proposta pelo amigo Bond do Blog:
http://007bondeblog.blogspot.com/

A dengue é u
m dos principais problemas de saúde pública no mundo: a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença, também transmite a febre amarela. Esse mosquito de hábitos diurnos e crepusculares, possui tamanho pequeno, com cerca de meio centímetro de comprimento. Sua cor varia entre o café e o preto, apresentando faixas brancas nas patas e nas costas. Já o vírus, pertencente à Família Flavivirus, possui quatro subtipos: o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Este último, desde 2010, passou a se manifestar também em nosso país.

Uma pessoa que teve dengue se torna imune ao sorotipo que provocou a doença, no entanto, existe o risco de se infectar novamente pelos outros três. Vale frisar que a transmissão só ocorre da forma que foi mencionada: não existe a possibilidade de uma pessoa portadora “passar dengue” para outro indivíduo.
A dengue pode apresentar quatro quadros distintos:

- Infecção inaparente: quando não há manifestação de sintomas. É o caso que ocorre mais frequentemente.

- Dengue clássica: apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta, dores, cansaço e indisposição, além de vômitos, dores nas articulações e atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

- Dengue hemorrágica: mais comum em pessoas que já tiveram algum tipo de dengue, ela se manifesta inicialmente tal como a dengue clássica. Após o terceiro ou quarto dia, a febre diminui, podendo provocar uma queda súbita da pressão arterial, e logo em seguida o paciente apresenta sangramentos, principalmente das gengivas, nariz e intestino.

- Síndrome do choque da dengue: a pressão arterial cai subitamente ou, aos poucos, vai diminuindo a ponto de o indivíduo quase não apresentar pulso. Pode ocorrer perda de consciência e insuficiência renal, cardíaca, hepática e/ou respiratória.

Apresentando pelo menos dois ou três dos sintomas citados, é importante que a pessoa ingira bastante água e procure auxílio médico o mais rápido possível. Como não existe tratamento específico, os profissionais da saúde se focam no controle dos sintomas e prevenção do quadro hemorrágico e demais complicações. Pessoas com problemas crônicos devem receber atenção especial. Confirmada a doença, é interessante que o paciente evite ser picado novamente, reduzindo a possibilidade de novos mosquitos e pessoas serem portadores do vírus da dengue. O uso de repelentes, mosquiteiros, telas e vaporizadores elétricos; pode ajudar nesse sentido.

Não existem vacinas que previnam essa doença. Por esse motivo, as ações de controle da dengue são feitas com base no controle do mosquito transmissor. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), por exemplo, envia a todos os estados larvicidas e inseticidas capazes de destruir larvas e mosquitos adultos. Os inseticidas são lançados por meio das máquinas de nebulização; e os larvicidas, utilizados pelos agentes de saúde em residências e outros locais que podem acumular água parada. Como tais medidas podem provocar a resistência dos mosquitos aos produtos, é importante que essa não seja a única medida adotada.

Já que as fêmeas desovam em água limpa e parada, todos os locais possíveis de se acumular esse solvente devem ser eliminados ou protegidos, sendo necessário, portanto, o engajamento de toda a população. Vale lembrar que os ovos são muito resistentes, sendo necessário, dessa forma, além de eliminar a água, lavar os recipientes esvaziados.

Medidas a adotar:

- Tampar reservatórios de água, como cisternas, tanques e fossas;
- Armazenar garrafas com o bico voltado para baixo;
- Remover o lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta;
- Colocar larvicidas em recipientes, como pratinhos de plantas. A borra de café (duas colheres para cada copo de água) é bastante eficaz, sendo necessário repô-la a cada uma semana, após lavá-los com bucha;
- Abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita em sua rua;
- Nunca deixar de atender em sua casa o agente de saúde.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
No caso da dengue, remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin NÃO podem ser ingeridos, sob o risco de provocarem sangramentos.


Fonte: Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Estamos fazendo o que nos é possível, para tentar alertar e conscientizar.

PREVENIR AGORA PARA NÃO CHORAR DEPOIS
TODOS OS BLOGS CONTRA A DENGUE
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

7 comentários:

  1. É IMPORTANTE PARA TODOS ESTE ALERTA E CONVOCAÇÃO AO CUIDADO DE PREVENÇÃO DESTA AMEAÇA SILENCIOSA
    QUE AMEAÇA TODOS ,PARABENS AMIGA POR ERGUER ESTA BANDEIRA E POR DIVULGAR TÃO BEM ESTE PERIGO QUE TEMOS A CHANCE DE COM MUITO CUIDADO PODER EVITAR
    VIM DEIXAR UM ABRAÇO COM MUITO CARINHO BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  2. DORA

    BOM DIA

    Agradeço sua participação. sabia que você atenderia ao convite.

    Eu volto depois (logado) para comentar.

    Um abraço
    007BONDEBLOG

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dora Regina. "Todos contra a dengue" um tema educativo maravilhoso. Vamos nos prevenir e
    acabar de uma vez com esse mosquito infernal em nossas vidas. Parabéns pelo tema. Um abraço Regina.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde minha amiga,
    Obrigado pelo seu alerta
    É mosquito não formiga
    A doença nunca alegra.

    Picada de mosquito infecta
    Poderá a morte causar
    Tantas há faltava mais esta
    Para não nos deixar sossegar.

    Todos contra o dengue,
    Vamos, juntos, continuar
    De suas picadas ausente
    Para sorrir e não chorar.

    Uma boa tarde para você, amiga Dora,
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  5. Dora, meu pai morava no Rio de Janeiro e eu sempre ia visitá-lo. Em uma das minhas férias a epidemia de dengue estava altíssima e eu comecei a passar mal... Quase os mesmos sintomas. Lá fui eu tirar sangue, fazer vários exames. Mas foi confirmada apenas uma virose.

    Mas é preciso prevenir sempre. Lá em casa vira e mexe tem coisa com água acumulada. Não dá pra bobear porque qualquer deslize pode ser uma brecha pro mosquito se reproduzir.

    Belo post, beijo!

    ResponderExcluir
  6. Dora

    Agora logado

    Valeu amiga pela participação. Grande abraço.

    Muita Paz

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida
    Fico impressionada com os dados para o próximo ano... é alarmante...
    Tenhamos esperança de tudo ficar sob controle da saúde pública...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.