Seguidores

quinta-feira, abril 07, 2011

O que está acontecendo com a água do planeta?

Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva - Teia Ambiental


(Imagem Google)


A crise da água, pela qual o mundo vem passando, é apresentada como uma tragédia onde a humanidade é apontada como vilã.
Na melhor das intenções de promover campanhas educativas de uso responsável da água, tornou-se comum recorrer a explicações dramáticas de guerras e destruição do planeta decorrentes da escassez da água.
A essas explicações seguem explanações sobre a importância da água, além de regras, dicas e orientações para economizarmos água nas tarefas rotineira, pontuadas por frases de efeito tipo...
-"Colabore com o Planeta", economize água
-"Água, poupar para não acabar", e daí ´por diante.
Esses são alguns exemplos colhidos em materiais desenvolvidos para crianças, mas a idéia central deles se repete largamente. O problema é que, deslocados de um contexto explicativo mais amplo, essas informações assumem um caráter apocalíptico, gerando angústias e incertezas que mais atrapalham do que auxiliam no processo educativo e na construção de uma efetiva consciência ambiental cidadã.
Ao associarmos o uso individual ao desperdício, e o desperdício à escassez, estamos procurando uma "solução" simplista para um problema complexo.
Para as crianças e também para grande parte da população que vivem nas cidades e que pouco ou nenhum contato mantém com nascentes, rios e reservatórios naturais, a água vem da torneira assim como o leite vem da caixinha...
Assim, fazemos crer que fechando a torneira salvaremos o planeta, muito embora o que consigamos mesmo seja uma sensação de absolvição da culpa e uma economia com a conta, que provavelmente será revertida num gasto maior com desodorantes, perfumes e dentistas.
Isso sem falar naquelas crianças mais renitentes, que, agora, cruzam os braços e defendem que não vão tomar banho ou escovar os dentes para não "acabar com a água do planeta" enquanto pais e professores, atônitos, veem seu esforço de meses e anos escorrerem pelo ralo...
Mas, sobretudo, é para as parcelas mais pobres da população que falar sobre desperdício e economia soa irônico, quando a falta de água (principalmente água potável) é uma realidade cotidiana.
A quem este discurso beneficia? A quem ele engana?

Profª Andréa Carmo Sampaio - Doutora em Geografia e professora das FIC
http://www.revistadigital.feuc.br

Futuramente a água pode valer mais que o petróleo...

13 comentários:

  1. Querida Dora,
    essa aí de criança se recusar a tomar banho para poupar água é óptima para minha filha. Ela foge do banho a 7 pés :)
    Se ela lê seu artigo, fico sem argumentos :)

    Bom, mas fora brincadeira, achei muito interessante essa prespectiva. Toda a causa verde tem suas armadilhas, sem dúvida. E há sempre gente esperta aproveitando toda e qualquer campanha a favor do ambiente.

    Há até quem diga que a salvação da economia está no pensar Verde! Ou seja, pensar ecologico para fins puramente economicos. Todo o mundo fica alarmado, todo mundo fica preocupado e trocam um consumismo por outro, sem raciocinar.

    Li um livro chamado "(Planeta)Quente, Cheio e Plano" há uns anos atrás, e mencionava lá algo importante: como os paises desenvolvidos querem obrigar os paises subdesenvolvidos a serem ecologicos.

    Como é possivel dizer a quem nunca teve para não ter? para poupar?

    A batalha dos governos para eco-alfabetizar as familias mais desfavorcidas e por vezes iletradas deve vir muito antes das campanhas de reciclagem, entre outras.

    Gostei muito do seu grito ecologico. Dá que pensar realmente.
    Beijo além-mar e muito grata por ter aderido à teia. Enriqueceu-a concerteza.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Bom dia...

    Tem um mimo especial para vc no endereço abaixo

    http://kantinhodakekel.blogspot.com/2011/04/selinho-da-estrela-nana.html

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha amiga
    Quando li o seu post fiquei e me imaginar sem banho... seria um terror... adoro banhar-me sobretudo quando, depois de um dia exausta,preciso relaxar... da cabeça aos pés... mesmo que não precise, lavar a cabeça pra mim é um ritual... me deixa super leve...
    Ainda podemos nos dar a esse luxo dos luxos... Deus nos ajude que seja para os netinhos assim também... já nem estou falando dos bisnetinhos... que também merecerão...
    Bjs ecológicos de paz

    ResponderExcluir
  4. Dora, infelizmente muitos epseram para acontecer para depois se precaver.

    "Acredite em você mesmo, pois é só voce que pode se alto julgar. Ouse, arrisque e nunca se arrependa. Não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguem nunca precisou de restos para ser feliz." (Pâmela Rugoni Belin)

    Boas férias!

    ResponderExcluir
  5. É uma realidade,uns fazem pelos outros!estive lendo sobre um estudo feito por Tanaya Macheel, mostra os absurdos cometidos, que 518 litros de água doce são necessários para a produção de 1 litro de suco de laranja(minute Maid) e 35 litros para 1 litro de coca-cola...Um grande dia!

    ResponderExcluir
  6. Que bom ter você na nossa Teia Ambiental !

    E trouxe um texto bem polêmico.

    Entendo e acredito que é isso que está acontecendo sim: os países ricos acabaram com suas florestas, suas reservas, e agora querem que os países em crescimento tenham atitudes ecologicamente corretas em relação à Natureza !

    Mas não é por isso que devemos ficar de braços cruzados, usufruindo até a última gota nossas reservas naturais !

    Parabéns pelo texto !
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Ola, Dora!Cheguei por um fio da Teia e ao ler o seu texto, aprendi uma perspectiva da poupança da agua que eu não tinha pensado e o mais "engraçado" entre aspas, é ver como os países ricos, os mais destruidores "obrigam" os países pobres a serem ecológicos, quando na realidade já o são. Já vi comparações da pegada ecológica entre países de África e países Europeus e da o que pensar.
    Gostei muito de vir cá e dia 7 estaremos unidas de novo nesta teia.
    Beijinhos verdes

    ResponderExcluir
  8. Olá querida amiga da Teia,

    É tudo questão de consciência.
    Tanto os países desenvolvidos como os pobres, precisam acordar para questões mais profundas.
    Se uns destruíram todas suas reservas ou se outros vivem num mundo de escassez que não têm o que fazer.
    JUNTOS, todos podem chegar ao amadurecimento e crescimento da consciência Ambiental.
    Pois todos estão neste planeta por um objetivo só, crescer e evoluir em sua caminhada.
    Devemos isto a nossa amada Mãe Terra, que está sempre a nos nutrir com sua Luz, Força e Energia.
    Novos tempos virão em que toda a humanidade começará a vibrar numa mesma Energia de Amor e Paz, e tenha certeza que todos sairão ganhando.
    Um grande beijo em seu coração!

    ResponderExcluir
  9. Texto muito valioso!Muito obrigada.bjs

    ResponderExcluir
  10. ÓLA AMIGA DORA QUE BOM ESTAR AQUI,A NÃO FALTA DE AGUA NINGUEM MERECE QUANDO FALTA A AGUA FALTA TUDO NÃO É ,LINDO TEXTO AMIGA PARABENS,,PASSEI PARA DESEJAR UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA SE DEUS QUISER A PROXIMA SEMANA,MINHA INTERNET,VAI ESTAR RESTABELECIDA,AI VENHO FAZER AS VISITAS MAIS SEGUIDO BJS COM CARINHO,,MARLENE

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo seu magnifico texto sobre o importante tema que aborda a importancia do consumo racional do liquido vital.
    Possuo um livro com cerca de 40 anos, que já nessa época alertava para a necessidade de respeitar a água e o meio ambiente

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga Dora!
    Triste mesmo, este caso que tu focas e que tem a ver com a água, uma coisa preciosa qe Deus nos deu! "Futuramente a água pode valer mais que o petróleo". Isto é verdade devido á ganancia do homem que polui a terra! Ainda sou do tempo em que, sentado á beira de um rio, apanhava-mos a água com a mão e a bebiamos. Era um tempo em que minha mãe, quando se dirigia á lojinha fazer suas compras, levava uma saca de pano para trazer as coisas. Os unicos produtos que trazia e que vinham em embalagens, essas embalagens era o vidro e o papel, que não é poluente. Tudo o resto, ela trazia em seu saco de pano. Nessa epoca não se falava em poluição!!!

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  13. Dora, estou atônita. Dei aulas por um tempo e participei desta forma de chamar a atenção dos alunos para os problemas ambientais. As vezes pensamos q estamos agindo corretamente, mas... As vezes nossas colocações servem apenas à parte poderosa! Sua postagem me fez refletir e entender q é necessário mais pesquisas antes de levantar e divulgar qq tema. Obrigada. Muita paz!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.