Seguidores

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Pratique a gratidão...

Esta estratégia, que leva apenas alguns segundos para ser completada, vem se tornando um dos hábitos mais importantes que aprendi a desenvolver. Tento me lembrar de começar meu dia pensando em alguém a quem deva agradecer. Para mim, gratidão e paz interior caminham de mãos dadas. Quanto mais genuinamente grato me sinto pelo dom da vida, mais pacífico eu me sinto. A gratidão vale, portanto, algum exercício.
Se você for ligeiramente parecida(o) comigo, provavelmente tem muitas pessoas em sua vida, a quem deve gratidão: amigos, membros da família, pessoas em seu passado, professores, colegas de trabalho, alguém que a ajudou e muitas outras. Você pode querer agradecer um poder maior pelo dom da própria vida, ou pela beleza da natureza.
Quando você pensar em quem agradecer, pense que pode ser um alguém que permitiu que você passasse num engarrafamento, alguém que manteve a porta aberta para você num elevador, um médico que salvou sua vida. Todo o sentido do exercício é fazer convergir sua atenção para a gratidão, de preferência no primeiro momento do dia.
Aprendi há muito tempo que é muito fácil permitir que minha mente escorregue para várias formas de negativismo. Quando isso acontece, a primeira coisa que perco é o senso de gratidão. Começo a achar que as pessoas em minha vida não são nada de mais, e o sentimento que sinto começa a ser substituído por ressentimento e frustração. O que esse exercício me faz lembrar é que devo manter o foco de minha vida nas coisas boas. Invariavelmente, quando penso em uma pessoa a quem devo gratidão, a imagem de outra surge em minha mente, e outra, e outra. Logo estou pensando em outras coisas que devo agradecer: minha vida, miha saúde, meus filhos, minha casa, minha carreira, minha liberdade, e assim por diante.
Pode parecer uma sugestão ridiculamente simples, mas realmente funciona! Se você acordar todas as manhãs com gratidão em seu pensamento, será difícil, quase impossível, não ser invadida por um sentimento de paz total.


17 comentários:

  1. Querida, sempre temos muito a agradecer mesmo. Até os momentos difíceis nos servem pra aprendizado e devemos louvar a Deus por esses momentos pra que sejam superados com coragem.

    Belo texto!
    Lindo dia pra você ^^

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, querida.
    Como é bom agradecer, não?
    E aproveito para te agradecer pela a sua companhia aqui na minha casa.

    Um beijo e bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Nossa querida estas palavras são vitais...
    Gratidão é algo divino, nunca é demais agradecer e sentir gratidão...faz um bem pra alma, traz uma alegria, uma satisfação em viver...
    Tenha um belo dia...beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Que gusto pasar a disfrutar de tus letras,.

    Un abrazo
    Con mis
    Saludos fraternos de siempre..

    ResponderExcluir
  5. Dora,sempre uma msg muito linda e reflexiva em seu blog!Agradecer é mesmo um ato de oração,de meditação e traz alegria ao coração!Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Isso é maravilhoso mesmo,Dora! Faz bem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Quem não faz o gesto de agradecer, seja o mais pequeno gesto qe alguém fez por nós, não tem valor no meio dos umildes. Querida Dora, seu escrito é sencivel aos corações que amam o próximo. É aí que sentimos os nossos valores.

    Um bom dia, paz na alma e um grande beijo.
    PSTA.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade sempre agradeço antes de dormir e ao acordar,mas diretamente ao PAI;Não costumo lembrar de pessoas,pois a fila seria muito extensa a fila.Agradeço ao PAI por tudo e peço por todos,encarnados e desencarnados,especificando particularmente minha mãe e meus filhos.Então fico em páz pois incluí todos,inclusive nossos governantes.Bjs no coração.Poxa,como falei!!rsrsrsr

    ResponderExcluir
  9. Sabe Dora, por mais fundo que seja o poço em que eu esteja, uma das coisas que nunca deixo de lado é a gratidão.
    Por isso o meu post de hoje.
    Sou sempre grata a tudo e a todos. Ninguém tem culpa das mazelas que a vida nos dá.
    Devemos sempre ser gratos pela vida, por todos que passam por ela, pelos filhos, pais, irmãos, amigos, vizinhos e principalmente ao Criador.
    Não deixo de sorrir e dizer um bom dia à vida e a todos que por mim passam.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  10. Dora,

    Não é ridiculamente simples, isso é fato.
    Temos que praticar a gratidão.
    Olha, depois que eu passei a usar esse versículo na minha vida, tudo mudo.
    "Em tudo, daí graças"!, E foi muito difícil colocá-lo em prática, mas valeu a pena.

    Lindo texto. Obrigada pela partilha. Amei a rosa também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Temos o hábito de agradecermos aos mais distantes, de preferência àquele que está no último lugar da fila, porque temos que gritar para que nos ouçam agradecendo, quando,às vezes, quem mais faz por nós está tão perto que nem nos damos conta, ou quando nos damos, ignoramos... simplesmente...

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Dora, esse post é uma bênção, pois como Lucinha disse: " Em tudo dai graças, é em tudo mesmo. Coisa boas e coisas ruins que nos acontecem. Ontem mesmo, passei uma aflição grande, um sentimento ruim, mas não me lembrei desse versículo. Erro meu. Devo praticar nas coisas ruins, pois nas boas eu me lembro imediatamente de agradecer. Obrigada pela sua visita. eu adoro a sua presença lá, tá? Meu grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Gratidão...um sentimento sublime que devemos sempre praticar. Gostei da forma com você faz. Aproveito para ser grato a você por ter esse blog e nos permitir ler essas mensagens tão boas.
    Obrigado, Dora.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. QUE LINDA MENSAGEM MINHA QUERIDA,VINDO DE VOCE ESTA POST,,,MAIS LINDA FICA,FELIZ DAQUELE QUE TEM SENSIBILIDADE PARA AGRADECER ,A DEUS AOS AMIGOS
    POR CARINHOS,ELOGIOS,SOLIDARIEDADE RECEBIDAS
    SABER SER GRATO,TAMBEM É BENÇÃO DE DEUS
    QUE ELE SEMPRE TE ABENÇOE BJS

    MARLENE

    ResponderExcluir
  15. Oi Dora

    Em primeiro quero me desculpar pela ausência neste longos dez dias, mas sabe como é voltar ao trabalho, escola, alunos , professores, pais e por aí vai. Chegava cansadona em casa e mal ia tb nos meus blogs, mas estou de volta viu? não esqueci de vc não hehehe.

    Precisamos aprender mesmo mais agradecer do que pedir. Lindo post amiga. Amei.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Dorita,

    Muito linda suas mensagens. Que a Luz Crístíca te ilumine todos os dias. Vou te seguir tá. beijitos no seu coração.

    WWW.ateliersuriel.blogspot.com
    WWW.hospitalespiritualdomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Dora,vivemos tão absorvidos na cotidianidade que tantas vezes nos esquecemos de agradecer ou se dizemos 'obrigado(a)' é por pura formalidade.Sua reflexão é muito propícia,hoje mais que nunca.Parando pra pensar nos surpreendemos de quantas coisas pequenas ou grandes temos diariamente pra agradecer!
    Abraços,
    Bergilde

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.