Seguidores

segunda-feira, agosto 30, 2010

O que está acontecendo com a água do planeta?

A crise da água, pela qual o mundo vem passando, é apresentada como uma tragédia onde a humanidade é apontada como vilã.
Na melhor das intenções de promover campanhas educativas de uso responsável da água, tornou-se comum recorrer a explicações dramáticas de guerras e destruição do planeta decorrentes da escassez da água.
A essas explicações seguem explanações sobre a importância da água, além de regras, dicas e orientações
para economizarmos água nas tarefas rotineira, pontuadas por frases de efeito tipo...
-"Colabore com o Planeta", economize água
-"Água, poupar para não acabar", e daí ´por diante.
Esses são alguns exemplos colhidos em materiais desenvolvidos para crianças, mas a idéia central deles se repete largamente. O problema é que, deslocados de um contexto explicativo mais amplo, essas informações assumem um caráter apocalíptico, gerando angústias e incertezas que mais atrapalham do que auxiliam no processo educativo e na construção de uma efetiva consciência ambiental cidadã.
Ao associarmos o uso individual ao desperdício, e o desperdício à escassez, estamos procurando uma "solução" simplista para um problema complexo.
Para as crianças e também para grande parte da população que vivem nas cidades e que pouco ou nenhum contato mantém com nascentes, rios e reservatórios naturais, a água vem da torneira assim como o leite vem da caixinha...
Assim, fazemos crer que fechando a torneira salvaremos o planeta, muito embora o que consigamos mesmo seja uma sensação de absolvição da culpa e uma economia com a conta, que provavelmente será revertida num gasto maior com desodorantes, perfumes e dentistas.
Isso sem falar naquelas crianças mais renitentes, que, agora, cruzam os braços e defendem que não vão tomar banho ou escovar os dentes para não "acabar com a água do planeta" enquanto pais e professores, atônitos, veem seu esforço de meses e anos escorrerem pelo ralo...
Mas, sobretudo, é para as parcelas mais pobres da população que falar sobre desperdício e economia soa irônico, quando a falta de água(principalmente água potável) é uma realidade cotidiana.
A quem este discurso beneficia? A quem ele engana?

Profª Andréa Carmo Sampaio - Doutora em Geografia e professora das FIC
http://www.revistadigital.feuc.br

14 comentários:

  1. Um grande alerta!Precisamos cuidar e tratar bem dela...Tão importante!beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  2. Dora a natureza é muito poderosa. As pessoas perderam o respeito por ela. Bjs querida

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dora querida
    Seu post abrange a dura realidade da água do nosso Planeta e estamos quase que como num beco sem saída... E não só com a água...
    Alternativas vêm sendo feitas por poucos... mas vale a pena tentar...
    Um grande abraço e o alerta para as alternativas no mundo moderno serão sempre válidas.
    Bj em seu coração e votos de paz interior.

    ResponderExcluir
  4. Tenho receio do que possa acontecer com nosso planeta daqui uns anos... De como estará para os meus filhos, netos.
    Se cada um fizer sua parte, tudo pode acontecer.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. DORA

    Boa tarde

    Muito importante esta matéria. Um alerta, diante de um problema que não podemos adiar o enfrentamento. O desperdício de água é um atentado contra o futuro, e não é um futuro distante não. Assim como de fome, por causa da água, faltando ou contaminada, muitos já estão doentes e morrendo.

    Grande abraço e parabéns pela abordagem.

    ResponderExcluir
  6. Há controvérsias para o discurso da prof.Andréa,pois me parece que ela acha que há alguém lucrando com o tema,ou estou enganada?Ou eu não entendi ou os outros leitores não entenderam...

    ResponderExcluir
  7. Dora
    Venha para festa do meu cantinho, ficarei feliz d+ com sua doce presença!! beijos

    ResponderExcluir
  8. Dora querida, penso que o zelar pela água, vá muito além do que fechar a torneira, economiza-la em si, mas do quanto se precisa despertar em se cuidar das águas, desde as fontes, até os rios que vão desaguar no mar...para que sejam limpas, para que sejam fonte de vida...para todos os seres que nela habitam, para toda natureza, para todos os seres que dela dependem para viver.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Sem sombra de duvida! É preciso é cuidar de não poluir o planeta, pois a água nunca acaba. Precisamos é de mudar a mentalidade. Para isso é necessário que se abandone a ganância.
    Quanto ao que a minha querida amiga comentou no meu blog, tem toda a razão e vou retirar, pois, depois de fazer uma análise, achei que isto é uma critica descabida. Embora eu tenha a minha opinião, negativa, sobre o Lula, este assunto não tem cabimento.

    Um beijão no coração

    ResponderExcluir
  10. Oi Dora querida!
    Obrigada pelas sinceras palavras, também espero que seja de sucesso rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dora!
    Eu ainda não tinha pensado por esse ângulo! Muito bom, amiga!
    Beijos, muitos!

    ResponderExcluir
  12. olá, sou andréa sampaio, a mesma que escreveu o artigo em questão. é legal saber que ela desperta o debate. a intenção é essa mesma.
    gostaria apenas de fazer uma observação (na verdade uma correção) não sei de onde partiu o erro, mas na última linha do quarto parágrafo, não falo em consciência ambiental "cristã", mas consciência ambiental cidadã.
    acho importante essa corrreção posto que,como educadora, acredito que o debate ambiental (e a educaçao em si) não deve ser encaminhado com proselitismo religioso.
    desculpe-me a intromissão, mas como se trata de artigo assinado com meu nome, essa é uma postura que guardo com muito zelo e rigor.
    obrigada andrea sampaio
    qualquer d'uvida, meu e.mail e andrea.c.sampaio@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. É ISSO AI,TEMOS QUE NOS CONCIENTIZAR E TENTAR CONCIENTIZAR AOS QUE GOSTAM DE GASTAR,DESPERDIÇA-LA QUE A AGUA ESTA CADA VEZ EM MENOS QUANTIDADE,E QUE SE ELA ACABAR O QUE SEREMOS DE NOS?MORREMOS TODOS COM A FALTA DA AGUA,POR NAO TER CUIDADO ENQUANTO TINHAMOS?AMIGOS,NAO VAMOS ESPERAR ISSO ACONTECER TEMOS QUE AGIR AGORA OU SERA TARDE DEMAIS..." A AGUA É VIDA"

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.