Já vivi o bastante para presenciar três períodos distintos no comportamento das pessoas, dizia ela.
O primeiro momento eu vivi na infância, quando aprendi de meus pais que era preciso ser. Ser honesta, ser educada, ser digna, ser respeitosa, ser amiga, ser leal.
Algumas décadas mais tarde, fui testemunha da fase do ter. Era preciso ter. Ter boa aparência, ter dinheiro, ter status, ter coisas, ter e ter...
Na atualidade, estou presenciando a fase do faz de conta.
Analisando sob esse ponto de vista, chegaremos à conclusão que a professora tem razão.
Hoje, as pessoas fazem de conta e está tudo bem.
Pais fazem de conta que educam, professores fazem de conta que ensinam, alunos fazem de conta que aprendem.
Profissionais fazem de conta que são competentes, governantes fazem de conta que se preocupam com o povo e o povo faz de conta que acredita.
Pessoas fazem de conta que são honestas, líderes religiosas se passam por representantes de Deus, e fiéis fazem de conta que têm fé.
Doentes fazem de conta que têm saúde, criminosos fazem de conta que são dignos e a justiça faz de conta que é imparcial.
Traficantes se passam por cidadãos de bem e consumidores de drogas fazem de conta que não contribuem com esse mercado do crime.
Pais fazem de conta que não sabem que seus filhos usam drogas, que se prostituem, que estão se matando aos poucos, e os filhos fazem de conta que não sabem que os pais sabem.
Corruptos se fazem passar por idealistas e terroristas fazem de conta que são justiceiros...
E a maioria da população faz de conta que está tudo bem...
Mas uma coisa é certa: não podemos fazer de conta quando nos olhamos no espelho da própria consciência.
Podemos até arranjar desculpas para explicar nosso faz de conta, mas não justificamos.
Importante salientar, todavia, que essa representação no dia-a-dia, esse faz de conta, causa prejuízos para aqueles que lançam mão desse tipo de comportamento.
A pessoa que age assim termina confundindo a si mesma e caindo num vazio, pois nem ela mesma sabe quem é, de fato, e acaba se traindo em algum momento. E isso é extremamente cansativo e desgastante.
Raras pessoas são realmente autênticas.
Por isso elas se destacam nos ambientes em que se movimentam.
São aquelas que não representam, apenas são o que são, sem fazer de conta.
São profissionais éticos e competentes, amigos leais, pais zelosos na educação dos filhos, políticos honestos, religiosos fiéis aos ensinos que ministram.
São, enfim, pessoas especiais, descomplicadas, de atitudes simples, mas coerentes e, acima de tudo, fiéis consigo mesmas.
Você sabia?
Que a pessoa que vive de aparências ou finge ser quem não é corre sérios riscos de entrar em depressão?
Isso é perfeitamente compreensível, graças à batalha que trava consigo mesma e o desgaste para manter uma realidade falsa.
Se é fácil enganar os outros, é impossível enganar a própria consciência.
Por todas essas razões, vale a pena ser quem se é, ainda que isso não agrade os outros.
Afinal, não é aos outros que prestaremos contas das nossas ações, e sim a um Ser Superior e à nossa própria consciência...
Linda mensagem,,,Podemos enganar os outros,mas sempre há que nos olohe e veja...beijos,chica
ResponderExcluirOlá, Dora
ResponderExcluirGostei muito mesmo do seu post... tem muito de verdade... quanto à depressão tem fundamento também (pelo que estudei a respeito) mas toda regra tem exceção... eu tive um problema neuro vegetativo e muito me deu o que fazer, há quse vinte anos) mas to de bem (há tempo) com a vida... pela Graça de Deus que me cuida e tonifica...
A sua Graça não nos falta.
Quanto à falsidade conosco mesmo e com os demais... todos temos um pouco (vem em nós como carrapicho, em benefício da nossa humildade), é a vida em processo em crescimento...
Só Deus é perfeito!
Somos humanos (às vezes, mais desumanos)...
Deus te dê muita alegria e serenidade hoje e sempre.
Bjs, amiga.
Dora amiga...que bela escolha este texto...
ResponderExcluirÉ preciso sermos...o melhor que pudermos nesta vida...nos comprometendo a vivermos de forma que sejamos os mais verdadeiros consigo e com os outros...
Beijos
Valéria
oi dora,
ResponderExcluirsinto muito sua falta no meu cantinho!
lindo e contem muitas verdades.
temos que ser sinceros com nos mesmo e com o nosso proximo.
linda noite com carinho e bjos.
Dora
ResponderExcluirBoa noite
Eu vou dormir mais cedo hoje,e, fazer de conta que não me vi vestindo um pouco dessa carapuça.
Parabéns amiga, a verdade as vezes dói,mas,é o melhor remédio.
Um abraço
É verdade mesmo, "enganar a nossa consciencia não é possivel". Espero que esteja tudo bem e continua escrevendo que eu sou teu seguidor. Vai nos meus, tem lá coisas novas.
ResponderExcluirUm beijão no teu coração
Não é possível enganar o inconsciente, ele conhece toda a verdade mesmo que a gente mesmo ou os outros tentem enganar.
ResponderExcluirum beijão querida dora!!
Dora Regina simplesmente belíssimo...
ResponderExcluirQuem dera que parassêmos de fazer de contas e começar a agir com seriedade...
Tenha uma noite iluminada...
Dora que paramos para pensar, refletir, para depois agir... porém uma ação consciente das consequência de nossas escolhas...
ResponderExcluirUma linda tarde na presença do Senhor Jesus!!!
Shalon Adonay!!!
www.grupodeevangelizacaoluzdivina.blogspot.com
"Não teme nem desanima quem se convence que é mantido pelo podere divino podendo ter a certeza em Deus o auxiliará em todas as suas necessidade. Quem ama Deus lhe falta."
ResponderExcluirSanta Tereza de Jesus
Oi Dora!
ResponderExcluirTexto nota 1000!!! Realmente as pessoas vivem neste faz de conta e o mais difícil é tirá-las disso, vejo muito na minha profissão. Aquele que busca viver na sua autenticidade sente-se como um peixe fora d'água.
As pesquisas mostram que não se sabe ao certo a causa da depressão, mas eu defendo a mesma idéia que vc colocou: as pessoas estão tão afastadas de si que a depressão é a forma que o psíquico arrumou para trazê-las mais perto. É uma pena que, quando estão nesta situação, imediatamente vão tomar antidepressivos ao invés de buscar a si. E só quem lucra com isso é a indústria farmacêutica.
Um ótimo fim de semana!
Bjussss
Gostei muito do teu espaço e do texto que acabo de ler.
ResponderExcluirAcredito que todos nós, de uma forma ou de outra,ficamos perplexos diante dos caminhos que nos apresenta o mundo.Estamos cercados pela filosofia do não ser e o ter acaba se constituindo em regra mestra, desembocando em atitudes que lutam contra a verdade e a nossa fé.Mais do que nunca precisamos ser fortes o bastante para, entre lutas, desencontros e incompreensões, firmarmos a nossa condição de cristãos e fazermos a diferença, num mundo conturbado e contraditório em que só os valores construídos sobre os interesses materiais prevalecem.
Bjs no coração.
Uma lição de excelência!!!!!!!!!!!!!!!!!Bjs no coração.
ResponderExcluirAmiga, lindissima mensagem.
ResponderExcluirDevemos ser sempre nos próprios, nunca um "faz de conta", isso é uma vida de ilusão e o importante é passarmos pela vida sendo verdadeiros, apreciando cada momento que Deus nos concede.
Aproveito para desejar um excelente Domingo.
Bjs do tamanho do infinito
Maria