Seguidores

domingo, novembro 29, 2009

O verdadeiro sentido do Natal...

Todos os anos a cena se repete: ruas iluminadas, lojas decoradas, portas enfeitadas, confraternizações e trocas de presentes. Está encantador passar a noite pelo centro da cidade, pelos shoppings e ver a quantidade de luzes e enfeites anunciando o Natal.
Por um momento, o mundo volta sua atenção para um pequeno cenário onde se destacam três personagens: um homem, uma mulher e uma criança deitada em uma manjedoura. No presépio está o símbolo natalino que mais encanta, porque retrata o verdadeiro sentido do natal: o nascimento de Jesus.
Neste momento, parece que o sentido da vida torna-se simples, fácil de compreender. Quando Maria recebeu a notícia de que seria a mãe do Salvador ela se assustou, mas também acreditou e acolheu gerar o menino em seu ventre. José também hesitou com a notícia da gravidez de Maria, mas não temeu em acolhê-la ao seu lado e também ao neném. Imagino que é assim que Cristo espera ser recebido ao nascer neste Natal: sendo acolhido com o coração e os braços abertos.
Todo nascimento gera alegria, em se tratando do nascimento do Salvador da humanidade a alegria é ainda maior. Jesus é rei, mas nasceu da maneira mais simples: num estábulo, ao lado de bois e vacas, porque seus pais não encontraram hospedaria.
Hoje, talvez precisemos nos refugiar em lojas cheias e ruas congestionadas, em busca de um sentido para estarmos juntos em uma noite do ano, para celebrarmos o aniversário de um homem chamado Jesus. Muitos o buscam entre a multidão perdida, que corre de um lado para o outro em busca de presentes e lembrancinhas.
Nos dias de hoje, o Natal tem diversos significados: para os capitalistas é tempo de lucros, para os consumistas é tempo de gastar e consumir, para os pessimistas é só mais um ano que vai acabar; para as crianças é esperança de muitos presentes, mas, para que tem fé, quem crê no amor de Deus, o Natal é um misto de festa, reflexão e esperança.
O sentido do Natal reside em cada um de nós. Ele representa a nossa visão de mundo e ainda nossa percepção sobre o que somos e o nosso compromisso em transformarmos a realidade. No Natal, temos a possibilidade de nos darmos a chance de sermos melhores e resgatarmos nossa essência: "a prática do bem, sem olharmos a quem".
Poderíamos fazer do Natal uma constante prática em nossa vida. Renascendo sempre para algo melhor, nos surpreendendo a cada dia com a nossa infinita capacidade de aprimorarmos todas as nossas habilidades, sejam intelectuais, emocionais, sociais e espirituais. Jesus pode nos inspirar todos os dias do ano, porém precisamos fazer do nosso coração uma manjedoura, sempre aberta para acolhermos a sua mensagem de amor ao próximo e discernimento sobre nosso papel no mundo dos homens.
É época de renovarmos a nossa fé com a esperança de que o nascimento de Jesus seja concreto em nossa realidade e, com isto, renasça no mundo a bondade, a fraternidade e a paz!
E para que possamos aproveitar essa época festiva devemos refletir, buscar mudanças positivas em nosso cotidiano, oferecendo nossa vida, nosso coração e nossas boas ações, dando verdadeiro sentido ao Natal.
Natal é tempo de paz, de luz em nosso caminho e esperança de salvação, por meio daquele que veio para nos deixar uma mensagem de fé, alegria e amor.
Que todos possamos festejar o Natal com este espírito, mesmo diante das dificuldades, das mazelas e das agruras do dia-a-dia. Pois, relembrar que Deus enviou para nós o Salvador é motivo de festa e de renovar as esperanças.
Natal é tempo de recordar o Menino Jesus da Manjedoura, é uma data especial, carregada de uma mensagem de esperança e paz. Natal é tempo de família reunida, de partilha e convivência, de oração e recolhimento, de revisão de vida, de reencontrar pessoas distantes, de lembrar os belos momentos, de acolher os pedidos de perdão e de recomeçar.


A cada ano, no dia 25 de dezembro, o nascimento de Jesus é celebrado.
É um dia de alegria para todos!

10 comentários:

  1. Olá garota Dora, que os anjos digam amém e que tenhamos todos um Santo e Feliz Natal.

    Obrigadão pela amável visita

    Um beijão do ZC

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga...
    Muito obrigado pela visita.
    Aqui, o espírito do Natal está contagiante...
    Parabéns amiga.
    Bjsssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga Dora Regina
    Então, vamos comemorar o Natal, como a data do nascimento de Jesus. Vamos refletir para não continuar cometendo os mesmos erros. Vamos ter esperança em dias melhores para todos em 2010.
    Um abraço carinhoso e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. No Natal, para mim, é a comemoração do nascimento do menino Jesus. No teu blog já "cheira" a natal, que está quase aí.

    Beijokas quase natalícias

    ResponderExcluir
  5. Aqui, me sinto filho da Céu e faz jus ao q realmente sou:Filha de Deus,humana,imperfeita mas q tem um coração grande vc pode apostar nisso...
    Um beijo amiga eu adoro o seu cantinho.

    ResponderExcluir
  6. Olá garota querida, voltei para agradecer sua visita e dizer que vc é uma simpatia....

    Beijão menina e não desapareça por favor. ZC

    ResponderExcluir
  7. É minha amiga Dora de fato já respiramos o natal.
    Mas na verdade eu e com certeza bilhões de pessoas gostariam que essa data fosse comemorada todos os dias. Paz a todos minha amiga.

    ResponderExcluir
  8. Excelente período para nosso planeta quando as vibrações mudam para melhor.Aproveitemos.Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dora bom dia!
    Temos as duas posts parecidos, legal! Vamos deixar que o verdadeiro sentido do natal penetre em nossos coracoes. Agradeco pela sua amável visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Dora

    Seu cantinho está muito lindo, assim, vestido para o Natal e seu texto está muito bonito e verdadeiro.
    Beijos e lindo final de semana para você.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.