Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local num estado lamentável. Suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o mestre: "É uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul".
Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas. Ao fim de uma semana, disse o pai: "Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este? Que tal você ajeitar a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?"
E assim fez o humilde casal. Sua casa ficara mais bonita que todas as outras da rua, e os vizinhos, inspirados naquela casa, se puseram a arrumar as suas próprias moradias. Desse modo, todo o bairro melhorou consideravelmente. Por ali, passava um político que, bem impressionado, disse: "É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". E, dali, saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. Dessa primeira comissão surgiram muitas e muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a crescerem e melhorarem.
E pensar que tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele simples professor concertar toda a rua, o bairro, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país. Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento do qual se desencadeou toda aquela transformação.
Cada atitude nossa, mesmo que pareça pequena e que não dê frutos instantâneos, é importante e traz resultados. Existem sonhos iguais espalhados pelo mundo inteiro. Que possamos sonhar na certeza de que este sonho pode se tornar realidade
"E difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul"
Cara amiga Dora!
ResponderExcluirQue bela e incentivadora história!
Uma pequena atitude pode mudar muita coisa.
Obrigadão pela visita.
Beijos!
Ô DORA ! Ô DORA !...
ResponderExcluirUm "pequeno" post, pode conter uma grande e preciosa lição, uma chamada a reflexão e convite para um primeiro e decisivo passo na direção de um "céu" azul,como o vestido da menina.
Uma beleza de texto
Grande abraço
Olá.
ResponderExcluirPassei para ver seus trabalhos.
Adorei seu blog.
Boa semana.
Beijinhos
Cat
Passando por aqui, sempre se aprende muito. Além de tudo estar cada vez mais lindo neste espaço.
ResponderExcluirBjkas, diiiinda!
Assim acontecerão as mudanças para melhora geral do universo.Bjs Dora.
ResponderExcluirAmiga, que lindo texto.
ResponderExcluirSe cada um de nós tentar fazer o seu melhor "dar um vestidinho azul" talvez se consiga deixar como herança para os nossos filhos um Mundo melhor, mais justo, mais humano, com mais igualdade entre os homens e onde reine o amor, a paz e a harmonia entre os povos.
bjs
Maria
Parece incrível, mas um gesto tão simples pode fazer toda uma diferença.
ResponderExcluirParabéns amada,seu texto é lindo!!!
Um beijo minha querida e uma linda noite.
Oi Dora!
ResponderExcluirBrilhante escolha a sua de colocar este texto!
Uma pequena atitude, quando é feita com amor e boa intenção (e sem maiores pretensões), pode desencadear uma série de ações que melhoram tudo ao nosso redor.
Bjusss
Dora!
ResponderExcluirAdorei o seu texto.realmente se cada um de nós
dermos a nossa parte,as melhoras aparecerão cada qual a seu tempo.
Assim poderemos esperar por um mundo melhor.
bjs. fraternos.
(obs)
estou com muito pouco tempo, mais sempre que posso passo por aqui para ver seus maravilhosos textos.
bjim. sua mana Denise.
História lindissima: uma lição de vida!
ResponderExcluirO mundo pode ser reconstruído...a partir de uma vestido azul,
Beijocas
Graça
_______________________________________
ResponderExcluirQue bonita essa história! Se cada um de nós fizesse uma parte, ninguém ficaria sem... Infelizmente, na maioria das vezes, pensamos apenas em nós, no nosso bem estar...
Beijos de luz!
___________________________________________