A falta de tato para resolver conflitos e tratar de assuntos com pessoas que têm idéias opostas, tem sido responsável por muitos desentendimentos e dissabores nos relacionamentos. Por vezes, um problema que poderia ser facilmente resolvido, cria sérios rompimentos por causa da falta de jeito dos antagonistas. O afeto, usado com sabedoria é uma ferramenta poderosa, mas pouco usada pela maioria dos indivíduos. O mais comum tem sido a violência, a agressividade, a intolerância. Existem pessoas que não gostam de mostrar sua intimidade e se escondem sob um véu de sisudez, com ares de poucos amigos, na tentativa de evitar aproximações que deixem expostas suas fragilidades. São como os caramujos, os tatus, as tartarugas e outros semelhantes. Ao se sentirem ameaçados, escondem-se em suas carapaças naturais, e não deixam à mostra nenhuma de suas partes vulneráveis. A propósito, você já tentou alguma vez retirar, à força, de seu esconderijo, um desses animaizinhos? Seria uma tentativa fracassada, a menos que você não se importe em dilacerar o corpo do seu oponente. No caso da tartaruga, por exemplo, quanto mais você tentar, com violência, retirála do casco, mais ela irá se encolher para sobreviver. Mas, se você a colocar num lugar aconchegante, caloroso, que inspire confiança, ela sairá naturalmente. Assim também acontece com os seres humanos. Se em vez da força se usar o afeto, o aconchego, a ternura, a pessoa naturalmente de desarma e se deixa envolver. Às vezes a pessoa chega prevenida contra tudo e contra todos e se desarma ao simples contato com um sorriso franco ou um abraço afetuoso. Mas, se ao invés disso encontra pessoas também predispostas à agressão, ao conflito, as coisas ficam ainda piores. Como a convivência com outros indivíduos é uma realidade da qual não podemos fugir, precisamos aprender a lidar uns com os outros com sabedoria e sem desgastes. A força nunca foi e nunca será a melhor alternativa, além de causar sérios prejuízos à vida de relação. Portanto, criar relacionamentos harmônicos é uma arte que precisa ser cultivada e levada a sério. Mas para isso é preciso que pelo menos uma das partes o queira e o faça. E se uma das partes quiser, por mais que a outra esteja revestida de uma proteção semelhante à de um porco-espinho, ninguém sairá ferido e o relacionamento terá êxito. Basta lembrar dessa regra bem simples, mas eficaz: em vez da força, o afeto. E tudo se resolve sem desgastes...De tudo o que fazemos na vida ficam apenas algumas lições:
-A certeza de que estamos todos em processo de aprendizagem...
-A convicção de que precisamos uns dos outros...
-A certeza de que não podemos deter o passo...
-A confiança no poder de renovação do ser humano.
Portanto, devemos aproveitar as adversidades para cultivar virtudes. Fazer dos tropeços um passo de dança. Do medo um desafio. Dos opositores, amigos. E retirar, de todas as circunstâncias, lições para ser feliz.
Texto da Equipe de Redação do site www.momento.com.br.
Fantástico!!!
ResponderExcluirAmei sabia?
Esse blog realmente é show!!!!
Beijosssssssssssssssssssss
Q bela msg vc deixou-me ah fiquei cheinho de orgulho, um doce pecado, fiquei vaidoso, um belo pecado, viu? Me fez pecar, isto é afeto, adoro andar por aqui, bebericar seus textos, hoje mnão poderia ser diferente está ótimo, verdadeiro, profundo, com a certeza d q estamos todos em processo de aprendizagem, desejo-lhe felicidades e envio-lhe, bjos, bjos, bjosss
ResponderExcluirExcelente o texto,que está disponível tb em CD(O VOLUME V DO CD Momento Espírita)Parabéns pelo post!
ResponderExcluirMe gusta tu reflexión siempre nos suele suceder..
ResponderExcluirUn beso
Con un abrazo grande
Y mis
Saludos fraternos de siempre..
Bom dia!!!
ResponderExcluirBjssssssssssssssssssssss
Dora
ResponderExcluirPerfeito esse texto,e para mim veio numa hora oportuna,visto que um acontecimento recenteme deixou particularmente triste.
Considero a Internet, uma das formas mais importantes de comunicação entre as pessoas, visto que por ela não há distância, e nem mesmo o idioma é uma barreira absoluta.
Mas, observo com tristeza que, nem sempre as pessoas sabem conviver com opiniões contrárias as suas.
E isso é fator indispensável. Para conviver e me relacionar com o meu próximo, não preciso pensar como ele, nem gostar do que ele gosta,mas é absolutamente necessário que haja respeito mútuo, civilidade e o entendimento de que cada um enxerga o mundo de uma forma.
Parabéns pela postagem, adorei o arco íris,mas, senti falta das margaridas.
Um abraço
Sereia, obrigada pelo comentário e elogio generoso.
ResponderExcluirUma boa semana pra ti.
Abraços.
Wcastanheira, com certeza, na vida estamos sempre aprendendo, estamos num constante aprendizado.
ResponderExcluirUma boa semana!
Zilda querida!!! O texto é muito bom mesmo, eu adorei e quis compartilhar com vocês.
ResponderExcluirBoa semana pra você com carinho.
Adolfo, realmente esse texto é lindo e muito reflexivo, é pra gente pensar.
ResponderExcluirAbraços fraternos.
Bond, eu sei do que você está falando, confesso não entendi nada, percebi um certo exagero da outra pessoa.
ResponderExcluirConcordo quando você diz que as pessoas precisam saber conviver com outras.
A internet é um excelente meio de comunicação, mas mesmo assim distantes as pessoas ainda fazem confusões.
Eu também passei por um problema desse tipo, alguém queria que eu pensasse como ele, como não foi possível, perdi o "amigo".
Bond, não consigo deixar o blog com uma mesma imagem muito tempo, estou sempre mudando, mas com certeza as margaridas voltarão, também gosto muito delas.
Um grande abraço desejando uma boa semana.
Lindo, Dora e suas mensagens maravilhosas.
ResponderExcluirbeijos
E a amiga tem sempre palavras afectuosas!
ResponderExcluirObrigado.
Bjs
Olá Dora!
ResponderExcluirSaudades de ti!
Tem selo pra vc lá no "Meu Cantinho" (http://lucienedemedeiros.blogspot.com)
Bjs!
Rose, obrigada pela visitinha!
ResponderExcluirAbraços e beijos!
Vieira, é muito bom distribuir afetos.
ResponderExcluirBjusss
Ok Luciene! Já vou lá pegar, obrigada!!
ResponderExcluirBjusss
Olá amiga!
ResponderExcluirAdorei estas palavras, lindissimas.
Sente-se afecto, carinho...
Beijokas
Bom fim de semana :)
Monica,obrigada pela visita, volte sempre!!!
ResponderExcluirBeijos e abraços!