Seguidores

terça-feira, maio 31, 2011

Transformando suor em ouro


Esse texto que partilho com vocês é um trecho do livro "Transformando suor em ouro" do autor Bernardo Rocha de Rezende, foi tema para reflexão no Centro de Estudos na escola o
nde trabalho. Foi muito produtivo.


Vitória é quando você ganha...Sucesso é quando você ganha e sabe que mereceu a vitória, pois preparou-se para ela mais que todos os outros. É o resultado da prática constante de fundamentos e ações vencedoras.
A vitória não é tudo!!! Mas dar tudo pela vitória, isso sim é importante. A vitória não é mais importante do que a certeza de termos feito todo o esforço para conquistá-la.
Derrota é quando você perde...Fracasso é quando perde sabendo que não se preparou adequadamente. Você sabe que podia ter feito mais.
A vontade de treinar tem que ser maior que a vontade de vencer.
Quanto mais você sua no treinamento menos sangra no campo de batalha.
Não devemos nos orgulhar de sermos melhores que os outros e sim melhores do que já fomos.
Deve-se exigir de quem tem mais para dar.
Alguém, mesmo sem ser excepcional, pode conseguir superar suas limitações com uma superdedicação ao trabalho.
Existe um sentimento muito bom: o senso de merecimento.
Trabalhei, fui honesto , ralei bastante e mereço a vitória. O que nos traz força interior impressionante para um embate.
O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.
Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações. Após uma conquista tenha a certeza de ter feito o seu melhor.
As vaidades e os melindres de uma equipe devem ser ser substituídos por um enorme senso de solidariedade.
Quanto mais as pessoas acreditam em uma coisa, quanto mais se dedicam a ela, mais podem influenciar no seu acontecimento.
Não desista nunca dos seus objetivos, vá em frente apesar dos obstáculos.
Os guerreiros vitoriosos vencem antes de ir à guerra ao passo que os derrotados vão à guerra e só então procuram a vitória.
Bernardo Rocha de Rezende(Bernardinho)

**********************

Bernardinho é um ex-jogador de voleibol brasileiro. Como treinador, Bernardinho é o maior campeão da história do voleibol, acumulando mais de 30 títulos importantes em vinte anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina. Desde 2001, é o técnico da seleção brasileira de volei masculino.

terça-feira, maio 24, 2011

A educação começa no ventre...


Estou reproduzindo na íntegra um texto que foi escolhido como tema em uma reunião de pais numa determinada escola, claro que para isso foram tomados alguns cuidados já que não se pode citar denominações de religiões em repartições públicas porque existem várias delas e é preciso respeitar a forma de governo e as leis da constituição que são laicas, as leis não seguem religiões, porém dá a liberdade para a população seguir desde que respeitem os limites legais.
Foram dados os devidos créditos, o autor é Wellington Babo, e foi tirada do site: http://www.omensageiro.com.br/artigos/artigo-226.htm



A jovem, um tanto afoita, adentrou a sala da benevolente diretora, e com voz emocionada, suplicou:

- Meu filho já conta 1 ano, quando devo começar a educá-lo?
A educadora, com ternura no olhar e firmeza na voz, respondeu:
- Corra o mais depressa possível a educá-lo, porquanto você já perdeu 21 preciosos meses.
- Ora, como 21 meses? O garoto só conta 1 ano, ou seja 12 meses. Disse a jovem.
- Ah, minha filha, 12 meses mais os nove que ficou em seu ventre, a educação começa no ventre, acariciando-o e dizendo: "Eu te amo, você é um anjo em minha vida.A passagem em questão é atribuída à notável Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher italiana a se tornar médica, e sem dúvida uma das maiores educadoras do século passado.
Montessori mostra que a vida não começa quando a criança sai do ventre da mãe, ensina que aquele ser pequeno e por hora indefeso que habita o ventre materno, é um espírito em evolução, trazendo uma cultura milenar e uma ânsia por prosseguir em sua trajetória de aprendizado.
Quando a criatura é querida, desejada, esperada pelos pais, quando a mãe e os familiares acariciam o ventre em gesto de afeto, mostrando que aquele ser será bem vindo, estimulado e amado, a educação já começou a ser ministrada.
Impossível educar sem amor, impossível transmitir valores sem as ferramentas do afeto!
Interessante ressaltar que Maria Montessori e Kardec - o codificador do Espiritismo - eram dois educadores, duas figuras sintonizadas com a importância da educação na construção de uma sociedade equilibrada. Ambos educavam com amor e por amor. Por isso salientavam a necessidade de uma educação com bases estreitas, iniciada em família, e, após, expandida à sociedade.
Outro ponto importante de Montessori e Kardec: Montessori dizia que é fundamental educar o recém nascido transmitindo-lhe hábitos saudáveis, ensinando a pequena criatura que há a hora de evacuar, dormir, se alimentar, ensina ter hábitos saudáveis.
Educação e amor são duas usinas de criação de hábitos saudáveis. E uma sociedade equilibrada, sem desníveis sociais, sem fome e violência, sem corrupção e desrespeito, é feita de cidadãos educados e com hábitos saudáveis.
Hoje em grande parte das famílias a situação se inverteu: pais desconectados com a importância da educação a transferiram para a escola, confundindo educação com informação. Crianças que crescem sem as bases amorosas da família, ou seja, sem hábitos saudáveis, têm mais facilidades de se complicar nas provações existenciais. Lembro de abastada família que delegou toda a educação de seus filhos à escola. A concepção dos pais girava em torno do restrito universo materialista a considerar: "Pago bem, meu filho deve ser bem educado!" Contudo, não obstante ao esforço e capacitação dos professores do renomado colégio, o filho cresceu sem as bases amorosas da família. O pai não lhe fazia um afago, porquanto sempre às voltas com negócios. A mãe também não tinha tempo para o filho, porquanto escrava era das reuniões sociais.
O resultado foi desastroso: um jovem carente que acabou suicidando-se aos 20 anos ao ver o término de seu primeiro namoro. Faltou a esse jovem referências familiares que o despertassem aos valores da espiritualidade. Dialogar com os filhos sobre a vida e morte, mostrar que estamos aqui apenas de passagem, ensinando a transitoriedade de nossa existência terrena, também faz parte da educação que deve ser ministrada às crianças. Conversar sobre essas questões, filosofar em torno dos objetivos da jornada terrena é uma das formas de criar hábitos saudáveis, contudo, como afirma Montessori: fundamental é amar; porquanto a educação que cria hábitos saudáveis e indivíduos melhores se faz com amor, muito amor, desde o ventre materno.
Pensemos nisso...
Wellington Babo

Maria Montessori era uma educadora italiana, nasceu em 1870 e morreu em 1952. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a dedicar-se às crianças especiais, na clínica da universidade de Roma. Nessa época, Séguin era muito conhecido pelas suas idéias relacionadas ao tratamento e à educação dos anormais. Montessori utilizou as idéias de Séguin como ponto de partida para o seu próprio trabalho. Fez viagens de estudo à França e a Inglaterra.

segunda-feira, maio 16, 2011

Sobre palavras....

Amigos! Recebi essa mensagem por e-mail, é uma boa reflexão que nos alerta para que tenhamos mais cuidado com nossos pensamentos e palavras.
Deus criou o mundo através de palavras e nos deu a oportunidade de criar o bem e o mal por meio de nossas palavras, então sejamos cuidadosos, pois nosso futuro pode depender do que pronunciamos. Há momentos em que o silêncio é a melhor solução.



" Se você quer aprender a honrar a palavra e transformá-la em seu instrumento de poder, comece por colocar atenção em seu pensamento, antes que ele chegue à boca.
Reflita na pureza, no propósito e na necessidade de cada palavra antes de pronunciá-la.
Se ela for pura, mas sem um propósito claro, não ser
virá para nada, será como pétalas de flores jogadas ao vento.
Se possuir um bom propósito, mas não partir do coração, o efeito poderá ser o contrário do que você espera, as pétalas permanecerão ao vento, mas os espinhos irão lhe ferir os pés.
Mas ainda se as palavras forem puras, atenderem um bom propósito, mas chegarem fora de seu tempo, serão como um belo campo florido que se apresenta àquele que não pode ver. Apenas seu leve aroma restará no ar..."

(Autoria por mim desconhecida)

sábado, maio 14, 2011

Blogagem Coletiva Fases da Vida - Adolescência


Fala-se hoje da adolescência como um período difícil, essa fase da vida é a que eu mais gostei e a mais fácil de escrever.
A minha adolescência traz saudades porque vivi bem essa fase, época que eu era feliz e não sabia, acho que muitos também, nessa época aconteceram as mudanças no meu corpo, uma delas que me fez comprar uma nova peça de lingerie que até então ainda não usava, outra me fez passar por um ritual de tortura popularmente chamada de "depilação."
Foi a fase da minha vida que deixou muitas saudades, foi uma das melhores para mim. Nessa época aos doze anos eu ingressei no Ginásio Industrial José do Patrocínio em Irajá - RJ, essa escola ainda existe.
Foi nessa escola que passei os melhores momentos da minha vida, lembro com saudades dos meus professores e amigos. O diretor dessa escola era Albor Spártaco Artese, um professor maravilhoso, rigoroso porém amigo.

Grande parte do meu conhecimento aprendi lá, lembro da inspetora Guiomar que ficava no portão de entrada observando cada aluno que chegava, se estava com uniforme completo e impecável, ai de quem não estivesse, ganhava uma "observação" na caderneta e voltava para casa, hoje, fazer isso é causar constrangimento...É proibido! Que pena!
Gostava de todas as aulas, mas a que eu mais me entusiasmava era Matemática, até hoje gosto muito e Educação Moral e Cívica, onde aprendi os verdadeiros valores.
Estudei quatro anos, terminei o ginásio e ingressei na Escola Estadual João Baptista de Mattos(Acari-RJ) onde cursei o Científico, hoje Ensino Médio, daí pra frente fui trabalhar com meu pai, fiquei algum tempo sem estudar, depois fiz vários cursos.
O grupo de amigos era de infância, nos divertíamos sem maldades, a gente se reunia todo fim de semana para fazer festinhas americanas, cada um se comprometia a levar alguma coisa que gostaria de comer ou beber na festa, cada semana era na casa de um de nós, já não se fazem festas como antes, tenho saudades desse tempo...
Lamento dessa época, não ter fotos para publicar, como ilustração deixo o vídeo de uma música que gosto muito e tenho muitas recordações quando a ouço.



terça-feira, maio 10, 2011

Mensagem da semana...


Seja gentil...
Se não foram gentis com você, não se importe com isso, faz parte da vida.
Só não permita que decidam como você deve agir, não é por isso que você vai deixar de ser gentil.
Não permita que mudem seu comportamento, não desista seja gentil mesmo assim.
Você só tem a se beneficiar. Pratique a gentileza.
Não perca a oportunidade de ser gentil, é terapêutico.



quinta-feira, maio 05, 2011

Feliz Dia das Mães!


Mães necessitam de carinho, de amor e de sentimentos reais todos os dias, mas entendo que, se criaram um dia para comemorar esse ser tão divino, não custa nada aproveitar a oportunidade....Eu adoro uma comemoração!!!
A todas as mamães deste mundo, eu sei que em outros países a data não é a mesma que aqui no Brasil, desejo todas as bênçãos de DEUS em suas vidas. Parabéns Mamães!
Ser mãe é educar com amor...É perdoar infinitamente...Ser mãe é ter sabedoria, é velar noite e dia, ensinando a amar e a servir.
Ser mãe é pura benção . É exemplo de bondade e paciência sem igual.
É um poço de carinho, de ternura e emoção.
É exemplo de pureza, caridade e calor. É um porto seguro de suave calmaria
É padecer no paraíso com imenso coração!
Essa linda mensagem eu recebi por e-mail, estou dividindo com todas vocês mamães blogueiras e amigas, aos amigos que tenham uma grande mãe em suas vidas, seja ela quem for...
Feliz Dia das Mães!!!!!

segunda-feira, maio 02, 2011

Mensagem da semana...

"Feliz o que espalha, em seus caminhos,
a semente da Amizade,
pois seus frutos hão de vingar fazendo,
de sua vida, canteiro de luz
repleto de sentimentos maiores."

(Autoria por mim desconhecida)