Seguidores

quinta-feira, maio 28, 2009

Resgatando a cidadania...

O canto do Hino Nacional Brasileiro voltou a ser obrigatório nas escolas municipais do Rio. A resolução, assinada pela secretária de Educação Claudia Costin, foi publicada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial do município. O texto, que cita a “necessidade de resgatar e despertar no aluno valores cívicos”, estabelece que as escolas da rede pública devem incluir o execução do hino às segundas-feiras, no horário de entrada dos alunos.
A resolução prevê ainda que, durante a solenidade, deverão ser hasteadas as bandeiras nacional, do estado e do município. Caberá às equipes de direção das escolas definir critérios de formação de grupos de alunos que, com os professores, ficarão responsáveis por arriar as bandeiras ao final das aulas.

Acho importante que se resgate o direito de patriotismo entre os alunos, essa prática deveria ser rotina em nossas escolas, não deverria ser "obrigado", vejo com tristeza que pessoas não saibam cantar o hino da sua pátria, muito comum entre nossos atletas.

O que esse olhar te diz?


Quer comentar?
Então comente o que essa imagem fala ao seu coração...

segunda-feira, maio 25, 2009

Não discutir..

Tristes daqueles que aceitam a provocação…


Um dos grandes segredos para sermos felizes é saber enfrentar os problemas com maturidade e serenidade. Se você quer ser feliz, não deixe que nada de negativo invada seu coração. Procure viver a reagir com naturalidade. É claro que vamos nos sentir magoados quando alguém nos ofender. Mas, como já sabemos, é preciso ter serenidade e maturidade diante das críticas e ofensas. Infelizmente, a maioria das pessoas acha que precisa ter sempre razão acerca de tudo. E isso também tira-lhes a paz interior, pois, sentem-se forçadas a argumentar até as últimas conseqüências. Aí está a causa de tantas brigas, discussões e contendas. Não precisamos ter sempre a última palavra. O outro também pode ter razão; talvez estejamos enganados. Talvez o outro precise de um reforço positivo, talvez também tenha necessidade de se superar. São argumentos que nos ajudam a não perdermos a paz com discussões idiotas.
Essa é uma das grandes ações que podemos e devemos experimentar. Tenho procurado realizar isso em minha vida e tenho percebido, cada vez mais, que os frutos são muito positivos. Por que vou perder tempo tentando me defender? Ora, quando uma pessoa nos acusa, ela o faz por motivos interiores. Ou a estamos incomodando ou questionando algum comportamento seu com nossa atitude. Então ela passa para a defensiva e procura nos provocar. Tristes daqueles que aceitam a provocação. Acabam se nivelando à provocação.
Para manter a paz interior é preciso muito mais que algumas pistas psicológicas. É preciso ter o coração curado. A cura interior nos revela quem somos. Mostra-nos que não precisamos provar nada a ninguém. Basta que saibamos, com humilde e serenidade, diante de Deus, e diante de nós mesmos, quem somos de fato. A cura interior nos ajuda também a mudar o que em nós precisa ser mudado.




Não se justifique...
Os amigos não precisam das suas justificativas e os inimigos não acreditam...
Entre ter razão e ser feliz...
Prefira ser feliz!

sexta-feira, maio 22, 2009

Imagens que falam....

O que essa imagem fala ao seu coração?

Faça seu comentário.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

quarta-feira, maio 20, 2009

O poder da palavra imperativa


O amor é o melhor jeito de responder às questões do mundo
Imperar é atributo que sugere poder.
O imperador comanda o império, rege com autoridade.
Imperativo é tudo o que ordena, o que governa.
Na linguagem temos os verbos imperativos. São aqueles que dão ordens.
Sempre que os leio escuto gritos, vozes querendo me convencer do conteúdo que sugerem.
O verbo é a casa da ação. Dele se desdobram movimentos.
Verbos mobilizam os sujeitos. É a regra da gramática, mas é também a regra da vida.
Penso nas palavras que me ordenam. Quero compreender a razão de gritarem tanto sobre os meus ouvidos e de me moverem para a vida que vivo.
A interpretação que faço do mundo passa pelos verbos que imperam sobre mim. Por isso, a qualidade da vida depende dos verbos que imperam sobre ela.
Gosto de conjugar o verbo “amar” no imperativo – “Ame!” Não há necessidade de complementos. Ame este ou aquele. Ame agora ou depois. Não há justificativas. É só amar.
É só seguir a ordem que o verbo sugere. “Ame!” Repito.
Não escuto gritos, mas uma voz mansa com poder de conselho.

Tenho aprendido que o amor é o melhor jeito de responder às questões do mundo. Experimento isso na carne.
Eu fico melhor cada vez que amo.
A religião é a casa do amor, assim como o verbo é a casa da ação. Se não o é, não é religião. É esconderijo onde acomodamos nossa hipocrisia. É lugar onde justificamos nossas intolerâncias. É guerra fria que fazemos em nome de Deus.
Eu ainda acredito que o amor é a religião que o mundo precisa.
Tenho medo de deixar que outros verbos imperem sobre minha vida.
Verbos que excluem, abandonam, jogam fora e que condenam a partir de aparências…
É nesta hora que eu me recordo do imperativo de Deus.... “Ame!” E só assim eu descanso.
Eu sei que você também costuma se perder em tantas realidades desta vida.
Eu sei que o seguimento de Deus costuma nos colocar em encruzilhadas, porque não há seguimento sem escolhas.
É natural que nasçam dúvidas e a gente se pergunte – E agora? Como ser de Deus no meio de tantas realidades contrárias? Como manter o olhar fixo no que cremos sem que a gente precise cometer o absurdo de desprezar os que crêem diferente de nós?
Nem sempre conseguimos acertar, fazer
da melhor forma.
Quer um conselho? Ame!
(Fonte: Comunidade Canção Nova)

segunda-feira, maio 18, 2009

REFLITA...


É O AMOR QUE MOVE A GENTE

OU É A GENTE QUE MOVE O AMOR?

Você sabe amar?

Você sabe amar ? Eu estou aprendendo. Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam. Quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas. É difícil aceitar as pessoas assim como elas são, não como eu desejo que elas sejam. É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo. Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar, escutar com os olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos. Escutar o que diz o coração, o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas. Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais. Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta. Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada. Descobrir a dor de cada coração. Aos poucos, estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a perdoar. Pois o amor perdoa, lança fora as mágoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravaram no coração ferido. O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos. Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração. O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração. Passo a passo, estou aprendendo a perdoar, a amar. Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todos as vidas. Valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos. Estou aprendendo a ver, nas pessoas a sua alma e as possibilidades que Deus lhes deu. Estou aprendendo. Mas como é lenta a aprendizagem ! Como, é difícil amar, amar como Cristo amou ! Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo...Aprendendo a pôr de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição, meu orgulho quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém !Como é duro amar ! Eu estou aprendendo. E você?

quinta-feira, maio 14, 2009

Por que a maldade faz tanto sucesso?


Aprendi que o mal é absurdamente barulhento; a maldade adora chamar a atenção sobre seus feitos. Ao contrário, o bem não faz barulho! Quando uma flor desabrocha; no momento em que o sol nasce... quando o mar se acalma, quando sopra o vento; na hora em que uma mão sustenta uma outra, nada disso precisa fazer estardalhaço para ganhar sentido e existir!
É que o bem, para ser perfeito, precisa somente acontecer!
Por favor, não se engane com o mal que tanto o apavora! O barulho que o mal faz já é prova de seu imenso fracasso!


(Fonte: Comunidade Canção Nova)

Qual o segredo do amor?

O verdadeiro amor não desiste de amar! A força que o mantém assim é a gratuidade. Enquanto continuarmos esperando por um pagamento por nossos gestos de amor, este sentimento será sempre fraco, desiludido e, portanto, desistirá facilmente de tudo e de todos.

Amor que ama, para valer, nunca espera nada em troca: eis a razão de sua força!

terça-feira, maio 12, 2009

12 de maio - Dia da Enfermagem



Anjos de Luz
Num leito de hospital com a dor rasgando a
alma .
São eles que com dedicação e bondade
Nos amenizam o sofrimento com muito amor e calma.
Os sedativos que nos dão
Às vezes não resolvem mais.
Mas seu semblante tem tanta ternura
E nos transmite tanta paz..
Seja noite, seja dia
Muitas vezes na correria
Lutando contra o
tempo
Nos dão força e segurança
E com o olhar tão sereno
Fazem nascer uma esperança.
Cuidando desde o mais velho até a criança
Sem descriminar raça ou cor
Enfermeiras e enfermeiros
Todos vestidos de branco
São anjos de luz enviados por Deus
Para suavizar nossa dor.

(Geslaide R. S. Schneider)

A ESPERANÇA NA MANHÃ



A manhã surge, esperançosa e faceira, olhando os que olham pra ela com o coração. Cumprimenta a todos, indistintamente, e sorri, esperando a retribuição. Traz em si a luz para iluminar as vidas cá de baixo, cá da terra, e acompanhar os passos da humanidade até o sol se deitar nos braços da noite. Até lá muito há que se fazer, mas inicie agora a realizar seus sonhos, aquele projeto de crescer espiritualmente, aquela vontade de ser mais gente, de ser melhor e merecer a luz da manhã que só deseja de todos a paz, a fraternidade, a amizade sincera e envolvente. A manhã que acaba de aparecer diante dos nossos olhos e do coração não quer excessos materiais, não deseja a ganância, o egoísmo, a desumanidade, antes, oferta sua luz para clarear os corações e com isso tornar os homens mais irmãos, mais amigos, mais pais e parceiros sob a luz que sinaliza um tempo bom e feliz.


(Desconheço o autor)

sexta-feira, maio 08, 2009

Declaração de amor para as mães....



Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor.

Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa.
Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor.
Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.
Sexo frágil sim. Mas acomodada não!
Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos e faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.
Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da família.
Parabéns para as mamães e para todos aqueles que tem uma grande mãe em sua vida, seja ela esposa, irmã, amiga, etc...



quarta-feira, maio 06, 2009

Uma mãe especial...



Como se aproxima o Dia das Mães, eu particularmente sei que dia das mães são todos os dias do ano, mas já que existe um dia especial pra esses "anjos", trago uma mensagem belíssima que será dada as mães das crianças pra lá de especiais da escola onde eu trabalho, compartilho com vocês...

Deus passeando sobre a Terra, seleciona seus instrumentos para a preservação da espécie humana com grande cuidado e deliberação. A medida em que vai observando ele manda os seus anjos fazerem anotações em um bloco gigante.
"Elizabete Souza...vai ter um menino. Santo protetor da mãe: São Mateus".
"Mariana Ribeiro...menina. Santa protetora da mãe: Santa Cecília".
"Claudia Antunes...esta terá gêmeos. Santo protetor...mande São Geraldo protegê-la. Ele esta acostumado com quantidade".
Finalmente Deus dita um nome a um dos anjos, sorri e diz: "Para esta, mande uma criança portadora de necessidades especiais".
O anjo cheio de curiosidade pergunta: "Porque justamente ela Senhor? Ela é tão feliz."
"Exatamente, responde Deus, sorrindo. Eu poderia confiar uma criança deficiente a uma mãe que não conhecesse o riso? Isto seria cruel!
"Mas será que ela terá paciência suficiente?"
" Eu não quero que ela tenha paciência demais, senão ela vai acabar se afogando num mar de desespero e auto-compaixão. Quando o choque e a tristeza passarem, ela controlará a situação. Eu a estava observando hoje, ela tem um conhecimento de si mesma e um senso de independência, que são raros, e ao mesmo tempo, tão necessários para uma mãe. Veja a criança que vou confiar a ela, tem todo o seu mundo próprio. "Ela tem que trazer esta criança para o mundo real e isto não vai ser nada fácil".
"Mas Senhor, eu acho que ela nem acredita em Deus!"
Deus sorri. "Isto não importa, dá-se um jeito. Esta mãe é perfeita. Ela tem a dose exata de egoísmo de que vai precisar.
O anjo engasga. "Egoísmo? Isto é uma virtude?"
Deus balança a cabeça afirmativamente. "Se ela não for capaz de se separar da criança de vez em quando, ela não vai sobreviver. Sim, aqui está a mulher a quem eu vou abençoar com uma criança menos "perfeita" do que as outras. Ela ainda não tem consciência disto, mas ela será invejada".
"Ela nunca vai considerar banal qualquer palavra pronunciada por seu filho. Por mais simples que seja um balbucio dessa criança, ela o receberá como um grande presente".
"Nenhuma conquista da criança será vista por ela como corriqueira. Quando a criança disser "MAMÃE" pela primeira vez esta mulher será testemunha de um milagre e saberá recebê-lo. Quando ela mostrar uma árvore ou um por-do-sol ao seu filho e tentar ensiná-lo a repetir as palavras "árvore" e "sol", ela será capaz de enxergar minhas criações como poucas pessoas são capazes de vê-las.
"Eu vou permitir que ela veja claramente as coisas que Eu vejo: ignorância, crueldade e preconceito. Então vou fazer com que ela seja mais forte do que tudo isso. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei a seu lado a cada minuto de cada dia de sua vida, porque ela estará fazendo meu trabalho e estará aqui ao meu lado".
E qual será o santo protetor desta mãe? Pergunta o anjo, com caneta na mão.
Deus novamente sorri. "Nenhum! Basta que ela se olhe num espelho".




(Adaptação de "The Special Mother" de Erma Bombeck)

segunda-feira, maio 04, 2009

Pessoas na nossa vida....



Vejam isso, recebi de um amigo e agora partilho com vocês!


“Muitas pessoas vão passar pela sua vida e algumas delas vão deixar marcas profundas ou não; registros fortes demais para serem esquecidos assim, sem mais nem menos.Por isso não se espante se a lembrança dessa ou daquela pessoa não sair da sua cabeça por mais que você queira, ou imagine querer.
Pessoas podem deixar marcas até mesmo sem se conhecerem pessoalmente, depende do seu momento, da carência ou necessidade da sua alma, que por vezes precisa de um gesto de carinho, uma palavra de conforto, um estímulo para seguir adiante.
Por isso é fundamental que você preste atenção no que fala, no que faz e principalmente, no que pensa, pois os seus pensamentos e atitudes vão atrair para a sua vida, pessoas que tenham a mesma vibração, ou que precisem muito dessa “sua energia”, desse seu momento.
Algumas pessoas, vão passar e acrescentar alguma coisa de bom na sua vida, vão trocar energias, experiências e até deixar saudades, lições e aquele gostinho de quero mais…
Mas, algumas pessoas, vão sugar as suas energias, vão levar até a última gota de resistência que houver em você. São pessoas “vampiras”, com baixa auto-estima, que precisam “roubar” forças de alguém para continuar vivendo. São aquelas que muitas vezes se fazem de fortes, autoritárias, que mandam e desmandam para esconder a sua própria inferioridade, suas necessidades de amor e atenção que não conseguem despertar nos outros. Provocam apenas a incompreensão e o isolamento.
Há ainda, aquelas que se fazem de fracas, vítimas, “pobres coitadas” do mundo. Tudo de ruim só acontece com elas. Acostumaram-se a viver da piedade alheia, da esmola e das sobras que caem do banquete…
Todas, sem exceção, são dignas de misericórdia, do amor que possamos oferecer sem cobranças, mas precisam aprender lições que a vida ensina para pobres e ricos, sábios ou analfabetos, na cidade ou no campo. São lições que podemos aprender com a dor ou com o amor, mas que infelizmente, as vezes, fechamos os olhos para os conselhos amorosos e endurecendo o coração e a alma, recebemos da maneira mais difícil, mais dolorosa. São aquelas situações chatas que sempre se repetem na sua vida e você se pergunta: Por quê?
Pessoas vão passar pela sua vida e vão deixar marcas…Umas serão lembranças agradáveis, outras inesquecíveis,Outras, por não saberem amar, deixarão feridas que podem demorar na cicatrização. Pessoas vão passar pela sua vida e vão levar uma parte de você, e tudo o que realmente importa, e tudo que nos resta de aprendizado, é deixar marcas amorosas por onde passarmos, rastros de luz que possam virar um caminho. Caminho feito de persistência, de fé, de amor e da crença de que podemos ser mais do que lembranças no tempo que vira poeira, podemos ser mais do que uma saudade, podemos ser a própria eternidade na vida de alguém.”

Onde você está colocando o sal?

Para ler e meditar....
O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d ‘ água e bebesse.
Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
Ruim - disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.
Então o velho disse: - Beba um pouco dessa água. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou: - Qual é o gosto?
- Bom! disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal? perguntou o Mestre.
- Não… - disse o jovem.
O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse: - A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de Ser copo para tornar-se um Lago.

Fonte: Comunidade Canção Nova (Sem autoria)

Existe uma força...



"Que nos leva a viver, que nos faz recomeçar.
Que nos faz sorrir, que nos faz suportar asdores.
Que nos faz suportar a saudade.
Quenos faz buscar a felicidade.
Existe uma força muito além de nossos olhos.
Maior que imaginamos, que nem sempre procuramos.
Mas, ela sempre está a nossa espera.
Existe uma força que nos faz sonhar.
Uma força que nos faz acreditar.
É uma força chamado amor..
É uma força chamada persistência, coragem,fé!
Uma força que nos faz, desejar viver.
Olhe! Ela existe dentro de mim.Ela existe dentro de você!
A nossa força é DEUS!"
(Vânia Melo)

sexta-feira, maio 01, 2009

Guerreiros não morrem jamais

Senna...
Eu quero a canção mais bonita.
Onde o grande poeta me diga.
Que você não morreu, você não morreu
Você que alegrou nossas vidas.
Nas manhãs de domingo e as corridas.
Que você venceu, você venceu.
Nunca vi meu povo sofrer tanto assim.
Você, meu herói, era o orgulho deste meu país.
E agora o que é que a gente vai fazer.
Sem Ter você nas pistas pra torcer.
Se tudo sempre vai lembrar você.
Porque guerreiros são guerreiros, não dá pra te esquecer.
Eu quero a canção mais bonita onde o grande poeta me diga.
Que você não morreu, você não morreu.
Você que alegrou nossas vidas.
Nas manhãs de domingo e as corridas.
Que você venceu, você venceu.
Nunca vi meu povo sofrer tanto assim.
Você, meu herói, era o orgulho deste meu país.
Eu sei que agora a gente vai torcer por outros brasileiros pode.crer.
Mas eles sempre vão lembrar você.
Porque guerreiros são guerreiros não dá pra te esquecer.
Amigo é coisa pra se guardar... e você não morreu.
(Elymar Santos)
AYRTON SENNA deixou o exemplo de amor ao país e dedicação. Mostrou que é possível ser o melhor, quando esta é a vontade. Quinze anos sem ele. Quinze anos de saudade.










Mensagem pelo dia do trabalhador

Nesse dia e todos os dias o mundo deveria dar mais valor à você trabalhador...
A você que cedo levanta....
Você! Que muitas vezes trabalha sem comida.
Você! Que trabalha toda uma vida mas nesse dia do Trabalhador continua sem valor!
Você é quem constrói a Nação, mas é quem menos tem a receber.
Você é quem dá tudo de si em troca de nada.
Trabalhador que planta tem que colher.
Mas trabalhador é classe, e esta é abandonada.
Neste seu dia, comemora-se no mundo inteiro. Mas o mundo não conhece quem trabalha, quem passa uma vida fazendo tudo direito!
Mas esse é trabalhador verdadeiro, aquele que tudo faz calado, não espalha!
Ah! Trabalhador! Sem casa, sem comida sem saúde!
Trabalhador desempregado, desnutrido amiúde.
Vai trabalhar, que canta, que ri e que chora, vai comemorar o que nessa hora?
De globalização, de guerra, de desemprego, trabalhar onde?
Foge da seca e no desapego até da família esquece, vai longe trabalhar na esperança de um dia tudo melhorar...
Mensagem extraída da Comunidade Canção Nova.
(Maju- Curitiba)